Parque Educativo Entrerrios / Laboratorio de Arquitectura y Paisaje

Entrerríos, Colômbia

Parque Educativo Entrerrios / Laboratorio de Arquitectura y Paisaje - Imagem 2 de 25Parque Educativo Entrerrios / Laboratorio de Arquitectura y Paisaje - Imagem 3 de 25Parque Educativo Entrerrios / Laboratorio de Arquitectura y Paisaje - Imagem 4 de 25Parque Educativo Entrerrios / Laboratorio de Arquitectura y Paisaje - Imagem 5 de 25Parque Educativo Entrerrios / Laboratorio de Arquitectura y Paisaje - Mais Imagens+ 20

  • Coordenador: Edgar Mazo
  • Colaboradores: Sebastián Mejía, Wiet van Asten, Iojann Restrepo
  • Paisagismo: Glenn Pouliquen (Paisagista), Sara Arteaga (Arquiteta)
  • Estagiários: Natalia Batero, Santiago Hurtado
  • Texto: María Camila Duque
  • Cidade: Entrerríos
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
Parque Educativo Entrerrios / Laboratorio de Arquitectura y Paisaje - Imagem 4 de 25
© Jaime Andrés Orozco

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na busca pela compressão e vitalização da pluralidade de culturas em torno a diversidade de municípios que constituem o território de Antioquia, planeja-se a ideia de realizar 80 parques educativos que resumem a essência do lugar onde estejam inseridos. Que sejam um espaço de encontro, cultura e fundamentalmente de diálogo entre a paisagem e as pessoas. 

Entrerríos, que deve seu nome aos rios que o delimitam, é um município localizado ao norte do distrito. Conta com um agradável clima frio e montanhas com diferentes matizes de verde. Em uma de suas quadras, uma quadra afetada por uma topografia inclinada, com um topo e base muito definidos, encontra-se o lote que o parque educativo ocupa.

Parque Educativo Entrerrios / Laboratorio de Arquitectura y Paisaje - Imagem 23 de 25
Planta - Nível -7.54 m

No limite interior do lote, a Casa da Cultura, uma edificação da colonização mostra a supervivência da arquitetura tradicional. Na parte superior, a mais de sete metros, uma biblioteca faz seus esforços para narrar o presente.

Parque Educativo Entrerrios / Laboratorio de Arquitectura y Paisaje - Imagem 10 de 25
© Jaime Andrés Orozco

A partir do encontro desses lugares, a Casa da Cultura e a biblioteca, são gerados dois acessos que permitem o acesso das pessoas, a partir de duas linguagens arquitetônicas diferentes que testemunham épocas distintas, a uma sucessão de espacialidades geradas a partir de paredes imponentes em sua espessura (eco das paredes das casas tradicionais do município) nas quais a matéria predomina e o vazio é apresentado como uma forma de marcar a paisagem que muda. Uma paisagem que atravessa o projeto, tanto no exterior como no interior. Exemplo disto são os jardins interiores e os fragmentos bucólicos que são emoldurados pelas janelas.

Parque Educativo Entrerrios / Laboratorio de Arquitectura y Paisaje - Imagem 25 de 25
Diagrama

O parque educativo é um cenário no qual são apresentadas diversas situações, que dialogam e que se dispersam. A rampa é um elemento comum, que estabelece relações e converge nas estâncias que suscitam a uma apreciação nobre da paisagem, buscando a direção adequada para se vincular com o entorno (a igreja, a montanha, a casa).

Parque Educativo Entrerrios / Laboratorio de Arquitectura y Paisaje - Imagem 14 de 25
© Jaime Andrés Orozco

O projeto gera espaços para a prática, ensaio e aprendizagem da música, elemento importante para o município. As espacialidades são dadas a partir de um entendimento da topografia que por fim originou pátios que são dispostos nos declives e atuam como palcos.

Parque Educativo Entrerrios / Laboratorio de Arquitectura y Paisaje - Imagem 2 de 25
© Jaime Andrés Orozco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Entrerríos, Entrerríos, Antioquia, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Educativo Entrerrios / Laboratorio de Arquitectura y Paisaje" [Entrerrios Educational Park / Laboratorio de Arquitectura y Paisaje] 31 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771130/parque-educativo-entrerrios-laboratorio-de-arquitectura-y-paisaje> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.