China planeja criar megacidade de 130 milhões de habitantes para fortalecer sua economia

Desde os anos 1980 o governo chinês está planejando criar uma cidade-região que integre a capital Pequim com a província de Hebei e a cidade vizinha de Tianjin. Porém, a iniciativa que visa fortalecer a economia e descentralizar os serviços foi confirmada apenas este mês.

Segundo as projeções atuais, esta nova cidade ocuparia uma área superior a seis vezes o tamanho de Nova Iorque e teria uma população de 130 milhões de habitantes.

Saiba mais sobre esta nova cidade chinesa, a seguir.

O nome da nova megacidade é  Jing-Jin-Ji, oriundo da combinação dos nomes dos lugares que unirá: Beijing (Pequim), Tianjin e Ji, este último em referência ao antigo nome da província de Hebei, chamada de Prefeitura Ji.

A criação desta nova cidade-região traz consigo certas modificações administrativas que buscam estabelecer uma Zona de Livre Comércio (ZLC) e descentralizar a oferta de serviços públicos de Pequim. Sendo assim, o plano prevê o deslocamento de alguns escritórios da capital para outras regiões e a criação de um novo centro de gestão no subúrbio de Tongzhou.

Esse deslocamento também envolve os grandes comércios de atacado e os hospitais.

Contudo, a declaração mais interessante é a de que o governo está considerando retirar do raio urbano mais de 1.200 indústrias contaminantes.

Com estas mudanças, pretende-se que cada região exerça funções específicas. Deste modo, Tianjin, por exemplo, se fortalecerá como uma cidade dedicada à pesquisa e indústria, ao passo que Pequim se tornará uma capital cultural e tecnológica.

A província de Hebei, por sua vez, se desenvolverá como um centro de negócios e da indústria têxtil, deixando para trás a imagem de cidade dormitório que apresenta atualmente.

A proposta de conectividade para essa nova megacidade se estrutura a partir de um trem de alta velocidade que conectará as três cidades em apenas uma hora, o que significa uma notável redução no tempo de deslocamento.

Apesar do plano parecer bastante ambicioso, o governo chinês planeja a construção de outras nove destas megacidades na próxima década.

Fontes: New York Times, El Economista y China Briefing.

Este artículo fue originalmente publicado en Plataforma Urbana.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "China planeja criar megacidade de 130 milhões de habitantes para fortalecer sua economia" [China creará una megaciudad para 130 millones de habitantes para potenciar su economía] 03 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771042/china-planeja-criar-megacidade-de-130-milhoes-de-habitantes-para-fortalecer-sua-economia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.