O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. China planeja criar megacidade de 130 milhões de habitantes para fortalecer sua economia

China planeja criar megacidade de 130 milhões de habitantes para fortalecer sua economia

China planeja criar megacidade de 130 milhões de habitantes para fortalecer sua economia
China planeja criar megacidade de 130 milhões de habitantes para fortalecer sua economia, Pequim, China. © mararie, via Flickr
Pequim, China. © mararie, via Flickr

Desde os anos 1980 o governo chinês está planejando criar uma cidade-região que integre a capital Pequim com a província de Hebei e a cidade vizinha de Tianjin. Porém, a iniciativa que visa fortalecer a economia e descentralizar os serviços foi confirmada apenas este mês.

Segundo as projeções atuais, esta nova cidade ocuparia uma área superior a seis vezes o tamanho de Nova Iorque e teria uma população de 130 milhões de habitantes.

Saiba mais sobre esta nova cidade chinesa, a seguir.

O nome da nova megacidade é  Jing-Jin-Ji, oriundo da combinação dos nomes dos lugares que unirá: Beijing (Pequim), Tianjin e Ji, este último em referência ao antigo nome da província de Hebei, chamada de Prefeitura Ji.

A criação desta nova cidade-região traz consigo certas modificações administrativas que buscam estabelecer uma Zona de Livre Comércio (ZLC) e descentralizar a oferta de serviços públicos de Pequim. Sendo assim, o plano prevê o deslocamento de alguns escritórios da capital para outras regiões e a criação de um novo centro de gestão no subúrbio de Tongzhou.

Esse deslocamento também envolve os grandes comércios de atacado e os hospitais.

Contudo, a declaração mais interessante é a de que o governo está considerando retirar do raio urbano mais de 1.200 indústrias contaminantes.

Com estas mudanças, pretende-se que cada região exerça funções específicas. Deste modo, Tianjin, por exemplo, se fortalecerá como uma cidade dedicada à pesquisa e indústria, ao passo que Pequim se tornará uma capital cultural e tecnológica.

A província de Hebei, por sua vez, se desenvolverá como um centro de negócios e da indústria têxtil, deixando para trás a imagem de cidade dormitório que apresenta atualmente.

A proposta de conectividade para essa nova megacidade se estrutura a partir de um trem de alta velocidade que conectará as três cidades em apenas uma hora, o que significa uma notável redução no tempo de deslocamento.

Apesar do plano parecer bastante ambicioso, o governo chinês planeja a construção de outras nove destas megacidades na próxima década.

Fontes: New York Times, El Economista y China Briefing.

Este artículo fue originalmente publicado en Plataforma Urbana.

Sobre este autor
Constanza Martínez Gaete
Autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "China planeja criar megacidade de 130 milhões de habitantes para fortalecer sua economia" [China creará una megaciudad para 130 millones de habitantes para potenciar su economía] 03 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771042/china-planeja-criar-megacidade-de-130-milhoes-de-habitantes-para-fortalecer-sua-economia> ISSN 0719-8906
Ler comentários