Painel "Virado à Paulista" na FAU-USP será restaurado

Criado pelos então alunos da FAU-USP José Luis Fairbanks e Oscar Oiwa, o famoso painel "Virado à Paulista", localizado na parede de um dos ateliês abertos do edifício de Artigas, será restaurado após 32 anos de sua conclusão. A obra foi executada entre junho e dezembro de 1983 por seus idealizadores e por um grupo de alunos do primeiro ano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

A proposta foi aprovada por Vilanova Artigas, que acompanhou sua execução e chegou a ver o painel concluído. Na época, o arquiteto elogiou não apenas a qualidade da pintura como também a ideia dos alunos de intervir no espaço da FAU. Hoje, a obra está incorporada à paisagem interna do edifício e faz parte de seu patrimônio cultural arquitetônico.

Tendo em vista que as obras de recuperação da cobertura do edifício foram concluídas, Oscar Oiwa propôs o restauro do painel, mantendo-o como fora originalmente concebido. A ideia teve imediata adesão de José Luis Fairbanks e será colocada em execução entre 25 e 30 deste mês com a participação de alunos da FAU.

HISTÓRICO

O painel foi uma iniciativa surgida originalmente como uma intervenção voluntária de seus criadores no espaço da FAU, mas que acabou servindo depois para cumprir trabalho da matéria da Profa. Dra. Renina Katz Pedreira, docente da FAUUSP até 1988.

© FAIRBANKS.ARQ ARCHITECTS

Foi formada uma comissão interna entre os alunos do 1° ano da turma que acabara de ingressar na faculdade no ano de 1983. Os alunos que demonstraram interesse passaram a participar das discussões com o então diretor da FAU, o Prof. Dr. Lúcio Grinover, que autorizou formalmente a intervenção após uma apresentação feita pela comissão.

Em uma terceira fase, foi traçado um cronograma de atividades, um quadro de revezamento entre os alunos que se inscreveram para executar o painel e, finalmente, a execução. Para a execução foi feita uma maquete em base de cortiça, que foi fotografada e, então, projetada na parede. A partir da projeção, desenhou-se com giz a base do painel, que somente então passou a ser pintado.

Maquete que serviu de base para o painel. Image via IAB-SP

PARTIDO ARQUITETÔNICO

Foi votado que o tema seria a relação do espaço interno com o espaço urbano da USP uma, vez que o prédio não possui aberturas para o exterior naquele pavimento. A ideia de interagir com o espaço urbano levou os criadores a “inverterem” os lados da parede, criando uma rotação onde a paisagem de São Paulo apareceria pelo lado “de fora” da parede.

© FAIRBANKS.ARQ ARCHITECTS

Como o ponto de fuga era dinâmico, por se tratar de uma rotação sobre o eixo mediano da parede, os criadores optaram por fazer uma maquete da metade externa com os volumes urbanos e uma inspiração na minimização do mapa da cidade de São Paulo, onde algumas das principais artérias aparecem, inclusive o Parque do Ibirapuera em destaque.

Como se tratava de uma área muito grande (19,50 x 3,00m) e cujo impacto seria certamente agressivo na monocromia interna do concreto, seus criadores se preocuparam com o matiz de cores a ser utilizado. A psicodinâmica das cores foi um elemento basal da criação e levou em consideração não somente a teoria da complementaridade das cores, como também o “peso” das cores no dia-a-dia do ambiente interno da FAU.

Referências: IAB-SP e Fairbanks.arq.br

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Painel "Virado à Paulista" na FAU-USP será restaurado" 20 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770403/painel-virado-a-paulista-na-fau-usp-sera-restaurado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.