Inscrições abertas para a Semana de Arquitetura e Urbanismo - SEMANAU IAU-USP

A “Semana de Arquitetura e Urbanismo” (SEMANAU) é uma atividade extracurricular do curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP, que consiste no conjunto de palestras, workshops, práticas projetuais, oficinas e outros exercícios que promovam a integração, a troca de experiências, conhecimentos e habilidades entre alunos dos diferentes anos, professores e profissionais da área.

Esta é uma ação organizada pelos alunos da graduação e da pós-graduação do Instituto, e acontecerá pela primeira vez neste ano de 2015, durante a segunda semana do segundo semestre  letivo. O  trabalho  visa  configurar  uma sequência de atividades em torno de um tema centralizador, que se modificará a cada ano. 

Neste ano a proposta é trabalharmos com o tema “(In)Sensibilidades Urbanas”, que busca colocar em pauta e problematizar o modo como a cidade se apresenta, seja através da sua produção material, imagética, simbólica, as suas manifestações concretas através da sua mercantiliza-ção, produção arquitetônica, regimes e trabalho, fragmentação espacial, e dos efeitos nas relações sociais através das suas barreiras, brutalidade, segregação, abertura e possibilidades de experienciá-la.

Ao invés de ser um espaço de confraternização e de exercício da cidadania através da apropriação da cidade como um bem e uma construção coletiva, o espaço urbano vem sofrendo uma fragmentação caracterizada pela privatização dos espaços de convivência e pelo abandono das áreas públicas, cada vez mais associadas à insegurança e à falta de infraestrutura. Essa situação é um reflexo do distanciamento do indivíduo em relação à cidade, fruto do aumento da individualização e da perda da noção de pertencimento ao local. Afinal, que cidade é essa na qual vivemos e como ela se apresenta para nós? Mais importante do que isso, como podemos, enquanto futuros arquitetos e urbanistas e moradores dessa cidade, promover e incentivar o uso e apropriação do espaço urbano como um lugar de encontro da multidão, das sociabilidades e das manifestações?

O SEMANAU acontece entre os dias 10 e 16 de agosto e as inscrições estão abertas até o dia 31 deste mês. Para ver a programação completa do evento, clique aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Inscrições abertas para a Semana de Arquitetura e Urbanismo - SEMANAU IAU-USP" 19 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770375/semana-de-arquitetura-e-urbanismo-semanau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.