Vídeo: Ciclovias de Utrecht indicam onde há vagas para estacionar as bicicletas

O Ranking Copenhagenize é um estudo realizado pela Copenhagenize Design Company que, a partir de 13 categorias - entre as quais infraestrutura cicloviária, sistemas públicos de aluguel de bicicletas -, determina quais são as 20 cidades mais adequadas para o ciclismo urbano no mundo. Em suas duas últimas edições, realizadas em 2013 e este ano, a cidade holandesa de Utrecht ficou com a terceira colocação.

Nesta cidade, circulam diariamente 100 mil pessoas que vão ao centro de bicicleta, o que torna a demanda por estacionamentos cada vez maior. Para atender essa necessidade, há dois anos foi anunciada a construção do maior estacionamento para bicicletas do mundo, com capacidade para 12.500 unidades, que será inaugurado em 2018.

Mais informações a seguir.

Este projeto é parte do plano de ação "We all cycle", que busca incentivar os deslocamentos em bicicleta e a pé, melhorar a infraestrutura cicloviária, implementar um plano de segurança viária e, além disso, apresenta uma inovação que já foi implementada mês passado.

Trata-se do “P-route bycicle”, um sistema instalado nos edifícios de estacionamentos de bicicletas e nas ciclovias. Nos estacionamentos o sistema funciona através de sensores que indicam se uma vaga está ocupada ou não. Esses dados são atualizados em tempo real e avisam os ciclistas que percorrem as ciclovias quantas vagas disponíveis há em determinado estacionamento.

Deste modo, os ciclistas podem otimizar ainda mais seu tempo e saber de antemão onde devem estacionar. Além disso, as informações desse sistema serão usadas para determinar em que ruas se pode instalar estacionamentos temporários quando os demais estão totalmente ocupados.

Via Plataforma Urbana.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Vídeo: Ciclovias de Utrecht indicam onde há vagas para estacionar as bicicletas" [Video: Ciclovías de Utrecht avisan dónde hay biciestacionamientos disponibles] 18 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770313/video-ciclovias-de-utrecht-indicam-onde-ha-vagas-para-estacionar-as-bicicletas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.