Habitação Social VPO em Ciudad Real / Rojo/Fernández-Shaw

Habitação Social VPO em Ciudad Real  / Rojo/Fernández-Shaw  - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Rojo/Fernández-Shaw ; Rojo/Fernández-Shaw
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Colaboradores: Santiago Buraglía, Irene Hwang
  • Implementação Do Projeto: Santiago Buraglía, José Manuel Garrido Molina
  • Gerenciamento Da Obra: Sander Laheij, Itziar Vinagre, Marcia Neto Oliveira
  • Estrutura: Alfonso Gomez-Gaite
  • Condicionamento Ambiental: Úrculo Ingenieros
  • Controle Técnico: Control Técnico y Prevención de Riesgos (CPV)
  • Construtora: Juan Ramírez Proyectos y Construcciones (JRC)
  • Arquitetos Responsáveis: Begoña Fernández-Shaw, Luis Rojo de Castro, Basic AAP slp arquitectos
  • Cidade: Ciudad Real
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Rojo/Fernández-Shaw

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de habitação pública com 74 unidades em Ciudad Real, numa das novas áreas de desenvolvimento da cidade, próximo de onde o anel viário será construído e, portanto, em seu limite. O projeto é confrontado com a paisagem suburbana e disforme que rodeia a cidade, metade agrícola e metade urbana.

Cortesia de Rojo/Fernández-Shaw

É uma área sem referências homogêneas ou coerentes, cercada por um edifício de escritórios, uma escola, e outras habitação de diferentes tipologias (blocos, condomínios, unifamiliares, etc.).

Planta Baixa - Térreo

Devido ao fato que a comissão é o resultado de um concurso público de arquitetura, seu objetivo é também explorar modelos contemporâneos da domesticidade e morfologias habitacionais, bem como a construção de um ambiente suburbano em que o papel estruturante dos espaços públicos compartilhados e uma iconografia doméstica possam desempenhar um papel significativo.

Cortesia de Rojo/Fernández-Shaw

Começamos o projeto levando em conta questões de escala e proteção contra condições externas não controladas, em vez de tentar adaptar-se às circunstâncias externas. O projeto é pensado como blocos lineares. Trabalhando dentro dos estritos limites dos parâmetros das normas, e flexionando-os para nossa vantagem, os volumes normativos foram reinterpretados iconograficamente.

Corte Transversal

Os volumes sólidos repetem-se em suas morfologias e disposição, mas cuidadosamente diferenciados devido às mudanças nas condições de orientação,  acesso e variação de percepção. Eles também sofrem de fragmentação estratégica e alterações formais, a fim de aumentar o papel dos espaços exteriores, relações intersticiais e a função do térreo.

Cortesia de Rojo/Fernández-Shaw

Acreditamos que a habitação contemporânea deve ser flexível para permitir diferentes usos, permitir a possibilidade de mudanças e transformações ao longo do tempo, além de compreender a relação da habitação com o espaço exterior, como um valor que deve ser levado em conta no interior da habitação, no tempo presente.

Cortesia de Rojo/Fernández-Shaw

Portanto, esses volumes, essas moradias, tentam ajustar-se à nova paisagem criada, tanto no interior como no exterior, por meio de 5 mecanismos implementados: levar em conta a flexibilidade no interior de cada unidade; a flexibilidade na combinação das diferentes tipologias; o papel dos espaços intermediários, entre os volumes e os espaços vazios entre os próprios blocos e sua capacidade de criar espaços de convívio entre as habitações.

Cortesia de Rojo/Fernández-Shaw

Finalmente, inserimos a área de estacionamento no nível subterrâneo, de modo que o espaço entre os blocos de habitação possa ser de uso comum, sem a necessidade de preocupação com os carros ou o tráfego.

Cortesia de Rojo/Fernández-Shaw

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Gregorio Marañón, Ciudad Real, Ciudad Real, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Habitação Social VPO em Ciudad Real / Rojo/Fernández-Shaw " [Public Housing VPO in Ciudad Real / Rojo/Fernández-Shaw ] 21 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770275/habitacao-social-vpo-em-ciudad-real-rojo-fernandez-shaw> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.