O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. MCB promove visitas noturnas em suas exposições no mês de julho

MCB promove visitas noturnas em suas exposições no mês de julho

MCB promove visitas noturnas em suas exposições no mês de julho
MCB promove visitas noturnas em suas exposições no mês de julho, Exposição “Cooperativas habitacionais no Uruguai – meio século de experiências”. Image Cortesia de MCB
Exposição “Cooperativas habitacionais no Uruguai – meio século de experiências”. Image Cortesia de MCB

O Museu da Casa Brasileira promove no mês de julho duas aberturas noturnas (nos dias 15 e 29) com gratuidade para o ingresso das 18h às 22h. Por meio do horário estendido, o MCB visa ampliar as opções de acesso ao público e criar alternativas para que mais visitantes possam conhecer o Museu e suas atrações.

No dia 15 de julho o destaque vai para as duas exposições temporárias em cartaz no MCB. Casas, a morada das almas apresenta técnicas construtivas ancestrais como taipa de pilão e pau a pique, suas variações e adaptações. Resultado de dez anos de pesquisa da fotógrafa Zaida Siqueira nas diferentes regiões do Brasil, a mostra reúne fotografias, instalações e vídeos abordando diversas tipologias de habitações brasileiras.

Já a exposição Cooperativas habitacionais no Uruguai – meio século de experiências apresenta, por meio de fotografias, desenhos e maquetes, 20 obras produzidas em Montevidéu ao longo de 50 anos, que contemplam diversas modalidades de gestão, implantações urbanas e concepções de projeto.

Na última abertura noturna do mês, no dia 29 de julho, além das exposições, será possível participar de palestra que integra a programação da mostra Casas, a morada das almas. Às 19h, o engenheiro Felipe Pinheiro fala sobre arquitetura vernacular e o uso dos recursos locais na habitação e ambiente: estratégias conforme o clima, tecnologias construtivas com terra crua, autoconstrução e a participação comunitária. A participação é gratuita e dispensa inscrição.

Em todas as datas, o público também poderá visitar as exposições de longa duração Coleção MCB e A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado. A primeira reúne móveis e utensílios representativos da casa brasileira do século XVII ao XXI e a segunda retrata um importante capítulo do desenvolvimento paulistano entre o final do século XIX e meados do século XX a partir do cotidiano e da trajetória dos moradores originais da casa que hoje abriga o MCB: o casal Fábio Prado e Renata Crespi.

Realizadas desde o início de 2012, as aberturas noturnas contribuíram, ao lado de um conjunto de ações do MCB, para o crescimento da frequência ao museu a patamares superiores aos 100 mil visitantes anuais. Além das exposições de acervo e mostras temporárias sobre arquitetura e design, os visitantes têm acesso também a atrações especialmente elaboradas para o horário estendido, como visitas orientadas por curadores, apresentações musicais, lançamentos de documentários e livros, debates, entre outras programações.

Em todas as aberturas noturnas o Museu da Casa Brasileira atende ao público espontâneo e a grupos agendados. Os interessados em realizar visitas educativas podem ligar para (11) 3026.3913 e saber mais detalhes sobre esta iniciativa e as atrações em cartaz.

Via MCB

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "MCB promove visitas noturnas em suas exposições no mês de julho" 14 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770261/mcb-promove-visitas-noturnas-em-duas-exposicoes> ISSN 0719-8906