Em foco: Moshe Safdie

Habitat 67. Imagem © Canadian Architecture Collection, McGill University

O arquiteto, acadêmico e educador Moshe Safdie (14 de julho de 1938) deixou sua primeira marca na arquitetura com sua tese de mestrado, propondo o emblemático Habitat 67 aos 25 anos de idade. Atraindo a atenção do público, Safdie usou seu icônico primeiro projeto para criar uma reputação como prolífico criador de edifícios culturais, traduzindo seu radicalismo em um estilo dramático e sensível que se tornou cada vez mais popular em todo o mundo. Com cada vez mais projetos na Ásia e no Oriente Médio, o foco de Safdie em uma arquitetura que integra uma linguagem modernista com espaços verdes deu origem a edifícios comprometidos com o público e com o ambiente onde se inserem.

Em foco: Moshe Safdie - Mais Imagens+ 8

© Flickr user Norma Gòmez licensed under CC BY 2.0

O arquiteto, acadêmico e educador Moshe Safdie (14 de julho de 1938) deixou sua primeira marca na arquitetura com sua tese de mestrado, criando o emblemático Habitat 67 aos 25 anos de idade. Atraindo a atenção do público, Safdie usou seu icônico primeiro projeto para criar uma reputação como prolífico criador de edifícios culturais, traduzindo seu radicalismo em um estilo dramático e sensível que se tornou cada vez mais popular em todo o mundo. Com cada vez mais projetos na Ásia e no Oriente Médio, o foco de Safdie em uma arquitetura que integra uma linguagem modernista com espaços verdes deu origem a edifícios comprometidos com o público e com o ambiente onde se inserem.

Kauffman Center for the Performing Arts, Kansas City. Imagem © Tim Hursley
National Medal of Honor Museum in Mount Pleasant, South Carolina. Image Courtesy of Safdie Architects

Nascido e criado em Haifa, Israel, Safdie mudou-se para o Canadá com seus pais em 1953 e se formou na McGill University em Montreal em 1961. Seu projeto final de graduação, o complexo que posteriormente se tornou o Habitat 67, causou uma grande repercussão desde o início, atraindo a atenção de todos e sendo amplamente reconhecido, apesar de, originalmente, não ter obtido sucesso no Pilkington Prize para teses de arquitetura. Safdie trabalhou por um tempo com Louis Kahn na Filadélfia, porém, foi convidado pelo orientador de sua tese a retornar a Montreal para desenvolver o masterplan para a Feira Mundial de 1967 em Montreal. Aproveitando a oportunidade para propor sua tese de graduação como um pavilhão, o incrível plano de Safdie recebeu carta branca do governo canadense e o arquiteto passou, então, a trabalhar independentemente no projeto, apesar de ter apenas 29 anos na época.

Marina Bay Resort. Imagem © MBS Digital Media
Plan for Singapore's new "Air Hub". Image Courtesy of Safdie Architects

O Habitat 67, embora tenha sido drasticamente reduzido de mil unidades para apenas 158 e ter falhado em seu objetivo de iniciar uma revolução na habitação pré-fabricada de baixo custo, atraiu imediatamente a atenção do público e de especialistas, sendo proclamado uma maravilha da arquitetura. Expondo seus objetivos de integrar o modernismo aos espaços verdes e aos benefícios da vida no subúrbio, Safdie soube aproveitar a onde de popularidade de seu primeiro projeto e construiu uma bem sucedida carreira como projetista de edifícios culturais e públicos, trabalhando no Memorial do Holocausto em Israel, na National Gallery of Canada, no La Musée de la Civilisation em Quebec e, mais recentemente, no Kauffman Centre for the Performing Arts.

O estilo de Safdie também se adequou bem às novas economias emergentes da Ásia e do Oriente Médio, rendendo ao arquiteto comissões de projetos que mesclam seu modernismo humano com as tradições e o contexto local.

Em foco: Moshe Safdie - Mais Imagens+ 8

Moshe Safdie Wins 2015 AIA Gold Medal

Moshe Safdie to Receive Lifetime Achievement Award at the 2016 National Design Awards

AD Interviews: Moshe Safdie / Safdie Architects

TED Talk: How to Reinvent the Apartment Building / Moshe Safdie

Moshe Safdie: Architects "Have a Deep Social Responsibility"

Moshe Safdie Discusses His Unbuilt Work and Timeless Meaning In Architecture

Moshe Safdie's Chongqing Project Sets World Record With Highest "Horizontal Skyscraper"

Canada Post Commemorates Canada's 150th Anniversary with Habitat 67 Stamp

Sobre este autor
Cita: Goodwin, Dario. "Em foco: Moshe Safdie" [Spotlight: Moshe Safdie] 14 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770162/em-foco-moshe-safdie> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.