"Engineered Paradises": um olhar utópico para o caso da Cisjordânia

Engineered Paradises”, uma tese de Zarith Pineda, da Tulane University, imagina um futuro para a cidade de Hebrom, explorando a condição de que a paz nunca chega à Cisjordânia, mas onde a destruição mútua de ambos os lados é solucionada através da criação de espaços seguros para a expressão das emoções humanas. A tese propõe que, deste modo, ambas as partes devam ser unificadas por sua complexa situação. O projeto foi criado com base em observações da cidade de Hebrom e entrevistas com habitantes locais. Suas estórias reais se tornaram, então, a narrativa que define o programa do projeto.

A passarela. Cortesia de Zarith Pineda

Engineered Paradises propõe quatro construções: três apelidadas de "paraísos construídos" - Catharsis, Encontro and Descanso - e uma passarela elevada que conecta os três edifícios e oferece um local de observação do urbicídio de Hebrom.

A passarela. Cortesia de Zarith Pineda

Para efeitos de projeto, urbicídio foi definido como desintegração espacial, espaços de violência, arquitetura da vigilância ou sítios de ocupação. A partir do mapeamentos desses locais o traçado da passarela decidido, e então a localização de cada "paraíso construído" estabelecida em função dos locais de maior tensão. A passarela oferece acesso aos edifícios a partir de ambos os lados do conflito, deslocando-os da condição de urbicídio inerente ao nível do solo.

Locais de urbicídio. Cortesia de Zarith Pineda

Cada "paraíso construído" aborda uma emoção diferente necessária para a expressão do conflito. Catharsis é uma torre projetada para a expressão da tristeza, do desespero e do luto. Encontro é uma série de módulos destinados ao contato discreto entre indivíduos de cada lado. Descanso é um oásis que serve de local de paz e conforto para os habitantes de Hebrom que já viveram muito do conflito. Em cada instância, a tese explora as possibilidade da arquitetura engajar emoções humanas intangíveis e a qualidade afetiva de tais arquiteturas - podendo reconciliar ou ajudar a catalisar a empatia entre dois lados opostos.

Catharsis. Cortesia de Zarith Pineda
Encontro. Cortesia de Zarith Pineda
Descanso. Cortesia de Zarith Pineda

Engineered Projects esteve em exposição no Ogden Museum of Art e está atualmente sendo avaliado pelo AIA|DC Emerging Architects Committee THESIS SHOWCASE. Saiba mais sobre o projeto aqui.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Oh, Eric. ""Engineered Paradises": um olhar utópico para o caso da Cisjordânia" ["Engineered Paradises" Takes an Imagined Look into the Possibilities Between Palestine and Israel] 14 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770158/engineered-paradises-um-olhar-possivel-para-o-caso-da-palestina-e-de-israel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.