Zoológico Perth Zoo / iredale pedersen hook architects

Zoológico Perth Zoo / iredale pedersen hook architects - Mais Imagens+ 5

  • Equipe De Projeto: Finn Pedersen, Adrian Iredale, Martyn Hook, Jason Lenard, Caroline Di Costa, Rebecca Angus, Jemma Vandongen, Peter Wiess, Ross Brewin, Khairani Khalifah, Mary McAree, Nikki Ross, Johnny Belviso, Mike Moore, David Barr.
  • Consultoria Estrutural: Scott Smalley Partnership, Pritchard Francis.
  • Cidade: South Perth
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Peter Bennetts

Descrição enviada pela equipe de projeto. Orangotangos da Sumatra estão em perigo e estima-se que entrarão em extinção entre cinco e dez anos. O Perth Zoo é considerado o líder mundial em reprodução em cativeiro do Orangotango da Sumatra, com 26 orangotangos nascidos no zoológico desde 1970. Em 1999, iniciou-se projetos para a nova exposição dos Orangotangos, protótipo construído e reavaliado em conjunto com a equipe do jardim zoológico de Perth. Este projeto criou uma instalação que proporcionou um ambiente arbóreo estimulante para os animais, fornecendo a interpretação de sua fisiologia, inteligência e habitat. Ele consiste em um passeio à beira mar elevado, equipamentos para 7 expositores e reforma no interior de um edifício de 1970. 

Planta de Situação

Os orangotangos são altamente inteligentes, habitam em árvores grandes e são um dos nossos parentes biológicos mais próximos. Eles têm a inteligência de uma criança de 6 anos, e são muito curiosos, por isso, a criação de uma casa estimulante para eles é de fundamental importância. O último orangotango exposto na nova exibição, no ano passado, foi Hsing Hsing, o macho velho da colônia que tem diabetes tipo-2. Após algumas semanas vivendo ali, ele se tornou mais ativo e sua doença melhorou consideravelmente. A última fase da remodelação envolveu a criação de um calçadão elevado que traz os visitantes mais próximos aos orangotangos permitindo que eles experimentam o "efeito de imersão" de ver os orangotangos dentro de sua colônia.

© Peter Bennetts

O aparelho de escalada é um elemento "ajustável" de concreto e aço que pode ser adaptado para as necessidades de um Orangotango em crescimento. Uma árvore real é usada para treinamento e tem acesso controlado. Mastros de aço suportam os ramos ajustáveis e os "cipós" balançam de um modo semelhante a pequenas árvores, enquanto um poste de concreto a 12m de altura suporta plataformas de nidificação, completando-se através de dispositivos de sombreamento feitos com vigas de madeira. Os mastros de concreto reciclados agem como "troncos" e foram doados pela empresa de energia local.

Croqui

As plataformas de nidificação são como os orangotangos costumam construir seus ninhos em seu habitat natural e precisam ser reproduzidas da mesma forma no jardim zoológico de Perth. Estes espaços também suportam pontos de água para que os orangotangos possam pulverizar-se como uma atividade de enriquecimento comportamental. As bases dos postes possuem tubos de comida que proporcionam mais estímulos para os orangotangos ao removerem os alimentos dos tubos. Outras obras incluem o desenho industrial de um sistema de portas de correr pneumáticas que se fecham em 3 segundos, mas não ferem um Orangotango ou são passíveis de serem derrubadas pelos animais que são 6 a 10 vezes mais forte do que um ser humano adulto. O calçadão é feito em aço estrutural galvanizado, com deck Modwood, bambu e balaústres de corda.

© Peter Bennetts

O jardim zoológico de Perth tem o objetivo de proporcionar aos visitantes a oportunidade de encontrar o mundo natural e envolver-se em ações de conservação. Sua visão é de um mundo onde a diversidade de espécies e habitats é segura. Sua finalidade como organização é inspirar e agir para a conservação da vida selvagem.

Este projeto foi executado sob fortes valores de habitat e conservação da biodiversidade que informaram todos os aspectos do desenho, desde o desenho industrial detalhado e o desempenho dos habitats dos animais até os custos de manutenção das instalações. O mais importante foi a necessidade de comunicar a mensagem de conservação aos visitantes da exposição.

Corte

Isso foi feito, possibilitando que os orangotangos interagissem com os móveis na exposição, permitindo aos visitantes verem esses primatas magníficos movendo e interagindo como uma colônia social. A mensagem de conservação é demonstrada aos visitantes na interpretação e pelo projeto curiosamente concebido que sugere outras formas de olhar para o meio ambiente.

© Peter Bennetts

A revitalização do edifício dos anos 1970 permitiu tanto uma solução sustentável e de baixo custo para minimizar os riscos na preparação de alimentos, permitir a coleta, armazenamento e distribuição de alimentos e enriquecimento comportamental, além de maximizar a longevidade das instalações e do seu equipamento.

Croqui

Todo o aço é galvanizado, os mastros principais são pré-esforçados com concreto protendido doado, a madeira dentro da exposição é de jarrah reciclado, as cordas são de embarcações navais desativadas e os decks de plástico reciclado. Nenhum produto da floresta tropical foi utilizado - e o impacto indireto de todos os produtos e sistemas foi considerado pela equipe do projeto. A montagem do equipamento é aparafusada permitindo a facilidade de adaptação - de fato os postes e o mobiliário foram alterados e adaptados ao longo dos anos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:20 Labouchere Road, South Perth WA 6151, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Zoológico Perth Zoo / iredale pedersen hook architects" [Perth Zoo Orang-utan Exhibit / iredale pedersen hook architects] 13 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770119/zoologico-perth-zoo-orang-utan-exhibit-iredale-pedersen-hook-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.