O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Vila de Paranapiacaba concorre a Patrimônio da Humanidade da UNESCO

Vila de Paranapiacaba concorre a Patrimônio da Humanidade da UNESCO

Vila de Paranapiacaba concorre a Patrimônio da Humanidade da UNESCO
Vila de Paranapiacaba concorre a Patrimônio da Humanidade da UNESCO, Vila de Paranapiacaba . Image ©  Leonardo Augusto Matsuda, via Flickr. CC
Vila de Paranapiacaba . Image © Leonardo Augusto Matsuda, via Flickr. CC

Localizada a 50 quilômetros de São Paulo, a Vila de Paranapiacaba, importante ponto da rota cafeeira entre o interior do estado e o porto de Santos, concorre a Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

Fundada em 1860 como um acampamento dos trabalhadores que construíram a primeira ferrovia do estado, a cidade, de características inglesas, integra a lista indicativa brasileira de patrimônio mundial da UNESCO e recebeu o incentivo do Programa de Aceleração do Crescimento-Cidades Históricas para que 250 imóveis sejam restaurados.

A antiga ferrovia começou a funcionar em 1867 e foi um grande avanço no transporte de grãos de café até o porto, diminuindo não apenas o tempo de deslocamento como também o desperdício durante o percurso. Além disso, a implementação da ferrovia, que cruza a Serra do Mar, foi um grande desafio para a época, representando um verdadeiro triunfo da tecnologia de meados do século XIX.

É neste ponto que reside a maior importância da Vila de Paranapiacaba e que a coloca na lista de possíveis sítios a serem tombados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO; segundo o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio, para ser considerado patrimônio, o local precisa ter importância para todo o mundo.

Para que a vila receba o título efetivo de patrimônio da humanidade, é necessário também que as condições do sítio estejam íntegras e fieis ao que eram originalmente. Para garantir isso, atualmente a biblioteca, a garagem das locomotivas, os galpões das oficinas de manutenção e o almoxarifado da antiga ferrovia estão em processo de restauração.

Referência: Exame

Cita: Romullo Baratto. "Vila de Paranapiacaba concorre a Patrimônio da Humanidade da UNESCO" 13 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/770055/vila-de-paranapiacaba-concorre-a-patrimonio-da-humanidade-da-unesco> ISSN 0719-8906