Museu da Presidência da República de Portugal / RBD.APP- Arquitectos

Museu da Presidência da República de Portugal / RBD.APP- Arquitectos - Imagem 2 de 15Museu da Presidência da República de Portugal / RBD.APP- Arquitectos - Imagem 3 de 15Museu da Presidência da República de Portugal / RBD.APP- Arquitectos - Imagem 4 de 15Museu da Presidência da República de Portugal / RBD.APP- Arquitectos - Imagem 5 de 15Museu da Presidência da República de Portugal / RBD.APP- Arquitectos - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: Ana Paula Pinheiro e Rui Barreiros Duarte
  • Coordenação Do Projeto: Rui Barreiros Duarte
  • Diretor Do Museu: Diogo Gaspar
  • Colaboradores: Ana Loff Barreto, Rui Miguel Cabido, Sandro Parreira
  • Cliente: Secretaria-Geral da Presidência da República
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Museu da Presidência da República de Portugal / RBD.APP- Arquitectos - Imagem 7 de 15
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Museu da Presidência da República de Portugal é o resultado de concursos que tiveram lugar em 1997 (reabilitação arquitetônica), em 2002 (realização programa museu) e em 2014 (uma nova reabilitação). 

A reabilitação do armazém e da carpintaria do Palácio de Belém aproveitou o potencial do espaço, a introdução de uma escala adequada para a sua nova função.

Museu da Presidência da República de Portugal / RBD.APP- Arquitectos - Imagem 13 de 15
Planta - 1º Pavimento

O Museu configura uma caixa branca revestida com mármore de Tassos no pavimento e paredes, que constitui um receptáculo homogêneo anônimo, pronto para receber as peças a expor.

A sua organização liberta o espaço, de forma a não haver vitrinas soltas, estando estas inseridas nas paredes.

A multiplicidade de pontos de vista decorre da articulação das diferentes áreas e da sua fluidez, estruturando percursos e provocando sensações através de ambientes que são criados por materialidades, peças e pelas vibrações das superfícies sob a luz da imanência cromática da bandeira Portuguesa. Além disso, uma vez olhando para as peças dentro dos vitrinas expositivas pode-se notar que a fibra óptica permite que se veja a luz e não os projetores de iluminação.

Museu da Presidência da República de Portugal / RBD.APP- Arquitectos - Imagem 3 de 15
© Fernando Guerra | FG+SG

A reabilitação do Museu, para comemorar seus dez anos de existência, propõe uma nova imagem em relação à estrutura expositiva relacionada com a futura expansão prevista.

Foi tida em consideração a sustentabilidade do projeto escolhendo os princípios de reduzir (quantidade de materiais), reutilizar (materiais e sistemas), reciclar (vitrinas) e renovar (o uso de materiais selecionando-os a partir de recursos renováveis ​​sem prejudicar o equilíbrio de o ambiente).

Museu da Presidência da República de Portugal / RBD.APP- Arquitectos - Imagem 14 de 15
Corte

A utilização de materiais existentes e vitrinas com novas funções e adaptações promove a sustentabilidade econômica da exposição.

Havia necessidade de comunicar com o público e informá-lo da sua existência, conteúdo e atividades. Assim, foram criadas no pátio de acesso três árvores translúcidas com iluminação interior para sugerir um caminho protegido do sol e da chuva, acolhendo aqueles que vêm da área de entrada para a exposição do Museu.

Museu da Presidência da República de Portugal / RBD.APP- Arquitectos - Imagem 8 de 15
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça Afonso de Albuquerque, 1300-004 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu da Presidência da República de Portugal / RBD.APP- Arquitectos" [Museum of the Presidency of the Republic of Portugal / RBD.APP- Arquitectos] 06 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769720/museu-da-presidencia-da-republica-de-portugal-rbpp-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.