Arte e Arquitetura: "Empena Viva" por Nitsche Projetos Visuais

Localizado nos arredores do Minhocão, "Empena Viva" é um painel projetado e concluído pela Nitsche Projetos Visuais a convite da "Virada Cultural 2015" de São Paulo.

Mais imagens da intervenção e descrição do artista, a seguir.

Arte e Arquitetura: Empena Viva por Nitsche Projetos Visuais - Mais Imagens+ 16

Imagem Cortesia de Nitsche Projetos Visuais

Texto do Artista:

A legislação para construção no centro da cidade e arredores permitia que se erguessem edifícios junto aos recuos a fim de constituir as frentes de rua formando grande eixos construídos. As mudanças de planejamento, construções antigas que não acompanharam essas transformações e terrenos expectantes da cidade acabaram por não conformar essa malha urbana, o que permitiu o surgimento das chamadas “empenas cegas”, laterais dos edifícios junto aos limites do terreno que não tiveram a continuidade de outro prédio anexo.

Imagem Cortesia de Nitsche Projetos Visuais

Nos edifícios de São Paulo essas empenas cegas surgem como grandes paredões sem aberturas e estão presentes por toda a cidade. Chegaram a servir como grandes plataformas publicitárias tipo “outdoor” até a implantação da lei “Cidade Limpa”, que impediu este tipo de utilização.

Imagem Cortesia de Nitsche Projetos Visuais

Porém não só o mercado enxerga o potencial desses espaços. Eles são um verdadeiro objeto de desejo de pichadores, grafiteiros e artistas - o desejo de transformar uma empena cega numa empena viva!

Imagem Cortesia de Nitsche Projetos Visuais

Especialmente no Parque Minhocão as empenas cegas formam um impressionante conjunto de “telas em branco”, como se o elevado fosse uma grande galeria suspensa em escala metropolitana.

Sequência de Execução. Imagem Cortesia de Nitsche Projetos Visuais

O projeto, encomendado especialmente para a “Virada Cultural 2015”, potencializou esta possibilidade com a pintura da Empena de 10 andares e 10 metros de largura do Edifício Paulo Theodoro, na Avenida General Olimpio da Silveira, 327, Avenida sob o Minhocão.

Imagem Cortesia de Nitsche Projetos Visuais

Foram 4 semanas de projeto e negociação com possíveis edifícios; 5 dias de execução incluindo aluguel e instalação de plataforma para 3 pintores com 10 metros de trilho e cabos de aço (para execução da pintura como o cabeçote de uma grande impressora); mangueira de nível, prumo, linha de marcação e fita crepe; 3 demãos de tinta preta especial para piso e 43 máscaras de adesivo: 43 silhuetas de seres vivos desenhadas em negativo com o fundo existente da empena, pessoas desenhadas com a cidade.

Imagem Cortesia de Nitsche Projetos Visuais

Equipe: Lua Nitsche, Pedro Nitsche, João Nitsche, André Scarpa, Rosario Borges de Pinho, Rodrigo Tamburus, Flavia Schikmann, Pamela Gomes, Maria Emanuel Silva, Joaquin Gak.

Elevação

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Arte e Arquitetura: "Empena Viva" por Nitsche Projetos Visuais" 05 Jul 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769604/arte-e-arquitetura-empena-viva-por-nitsche-projetos-visuais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.