Prefeitura de SP estuda possibilidade de abrir a Av. Paulista para pedestres e ciclistas aos domingos

A Avenida Paulista é uma das principais vias da cidade de São Paulo. Plana e em cota elevada, conecta importantes ruas e avenidas que levam ao centro e à Zona Sul do município, apresentando um elevado fluxo de veículos, pedestres e, recentemente, ciclistas. Por mais importante que seja para o tráfego de veículos, a avenida é também palco de frequentes manifestações e passeatas que ocasionam seu fechamento temporário para automóveis, fato já enraizado no cotidiano dos paulistanos, que nessas ocasiões optam por trajetos alternativos.

O fechamento da avenida para automóveis pode em breve se tornar realidade institucionalizada pela Prefeitura todos os domingos. O município, respaldado por pesquisas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), estuda a possibilidade de abrir a avenida para o fluxo exclusivo de pedestres e veículos não motorizados, como bicicletas e skates.

A proposta será colocada em teste no próximo dia 28 de junho, data da inauguração oficial da aguardada (e necessária) ciclovia da Av. Paulista, rota que futuramente conectará outras sete ciclovias que ligam o centro à Zona Sul.

O Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, destacou que “é uma tendência internacional de granes cidades reservarem espaços públicos para que pedestres e ciclistas se encontrem, para que haja uma maior aproximação entre as pessoas. Não só em parques, mas também em vias”, citando a avenida Times Square, em nova Iorque, como exemplo.

Segundo a proposta do CET, a Av. Paulista permaneceria fechada para automóveis em toda a sua extensão, salvo no cruzamento com a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, que permanecerá aberto para não interferir na passagem dos ônibus.

Saiba mais sobre o projeto da ciclovia da Av. Paulista, a seguir.

Conheça o projeto da ciclovia da Av. Paulista

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Prefeitura de SP estuda possibilidade de abrir a Av. Paulista para pedestres e ciclistas aos domingos" 19 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768852/prefeitura-de-sp-estuda-possibilidade-abrir-a-av-paulista-para-pedestres-e-ciclistas-aos-domingos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.