Piscinas Termais Poça da Dona Beija / M - ARQUITECTOS

Piscinas Termais Poça da Dona Beija / M - ARQUITECTOS - Imagem 2 de 29Piscinas Termais Poça da Dona Beija / M - ARQUITECTOS - Imagem 3 de 29Piscinas Termais Poça da Dona Beija / M - ARQUITECTOS - Imagem 4 de 29Piscinas Termais Poça da Dona Beija / M - ARQUITECTOS - Imagem 5 de 29Piscinas Termais Poça da Dona Beija / M - ARQUITECTOS - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: M - ARQUITECTOS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  154
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Autores: Fernando Monteiro, Marco Resendes, Miguel Sousa
  • Colaboradores: Ana Cristina Silva, Pedro Furtado, Diana Policarpo, Inês Vieira Rodrigues, Rodrigo Sequeira Dias, Vanessa Silva.
  • Construtor: Civil Açores, Lda
  • Stability Engineers: Ricardo Pacheco, Marco Ávila
  • Infrastructure Engineers: Ricardo Pacheco, Marco Ávila
  • Cidade: Furnas
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Piscinas Termais Poça da Dona Beija / M - ARQUITECTOS - Imagem 6 de 29
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. A requalificação da “Poça da Dona Beija” é uma importante intervenção com objectivo de melhoria das condições de segurança e da exploração recursos naturais existentes no local.

A crescente procura por este espaço, tanto por residentes, como por visitantes, vem consolidando este espaço como um dos locais mais visitados na ilha de São Miguel. O notório desgaste dos materiais existentes, causado pela sua grande afluência, originou a substituição do  todo o pavimento do percurso de acesso às piscinas por um réguado de madeira de criptoméria da região.

Piscinas Termais Poça da Dona Beija / M - ARQUITECTOS - Imagem 24 de 29
Master Plan

Parece-nos, de um modo geral, que a utilização de materiais endógenos dos Açores, poderá estabelecer uma melhor simbiose entre a exploração dos recursos naturais e a intervenção humana.

Por exigências programáticas foram demolidas duas construções, a antiga bilheteira e um volume de apoio temporário,  que se encontravam implantadas junto à entrada principal do recinto. Em sua substituição, foi desenhado um único edifício que vem optimizar os espaços de serviço e toda a  entrada no recinto, com uma linguagem arquitetônica que estabelece uma relação de maior equilíbrio com a envolvente.

Piscinas Termais Poça da Dona Beija / M - ARQUITECTOS - Imagem 14 de 29
© Adrià Goula

O novo edifício, com base numa diretriz paralela ao muro periférico existente a sul,  é composto por uma cobertura apenas de uma água e revestido integralmente com reguado de madeira de criptoméria.

Piscinas Termais Poça da Dona Beija / M - ARQUITECTOS - Imagem 3 de 29
© Adrià Goula

Relativamente à organização do espaço interior, foram criadas a portaria/bilheteira com um posto de trabalho, uma instalação sanitária para os funcionários, um compartimento para arrumos e uma área de exposição/loja.

De modo a evitar a ocupação do domínio público hídrico, a implantação do edifício proposto resulta da distância mínima  de 7 metros recomendada à margem da ribeira.

Piscinas Termais Poça da Dona Beija / M - ARQUITECTOS - Imagem 29 de 29
Corte

A intervenção propõe ainda a construção de mais um núcleo de piscinas, composta por um tanque e um lava-pés, no sentido de aumentar a capacidade da área balnear do recinto.

Estas novas piscinas localizadas na margem norte da ribeira foram construídas com base as estruturas já existentes e o  seu acesso é assegurado por um passadiço em estrutura metálica e revestido com reguado de madeira de criptoméria.

Piscinas Termais Poça da Dona Beija / M - ARQUITECTOS - Imagem 16 de 29
© Adrià Goula

Por fim, foi implementada uma rede de iluminação inserida de um de forma cuidada, que vê resultar  numa melhor sinalização dos percursos pedonais e numa melhoria dos aspetos paisagísticos do lugar, através de uma iluminação indireta e devidamente cuidada de modo a não adulterar a ambiência envolvente.

Piscinas Termais Poça da Dona Beija / M - ARQUITECTOS - Imagem 13 de 29
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:9675 Furnas, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Piscinas Termais Poça da Dona Beija / M - ARQUITECTOS" [THERMAL SPRINGS POOLS POÇA DA DONA BEIJA / M-Arquitectos ] 21 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768848/piscinas-termais-poca-da-dona-beija-m-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.