Casa 3x10 / DDconcept

Casa 3x10 / DDconcept - Imagem 2 de 32Casa 3x10 / DDconcept - Imagem 3 de 32Casa 3x10 / DDconcept - Imagem 4 de 32Casa 3x10 / DDconcept - Imagem 5 de 32Casa 3x10 / DDconcept - Mais Imagens+ 27

Ho Chi Minh City, Vietnã
  • Arquitetos: DD concept
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
Casa 3x10 / DDconcept - Imagem 12 de 32
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício é concebido como uma pequena residência, localizado na cidade de Ho Chi Minh, onde também se encontra o edifício mais alto do Sul do Vietnã. Os desafios do projeto consideraram os conflitos entre a necessidade de privacidade e o desejo de uma comunicação externa/interna, dentro de uma metragem pequena de um denso tecido urbano.

A casa questiona a ideia da capacidade de morar em um espaço que mede 3 x 10 m e que configurasse um ambiente espacialmente dinâmico.

Casa 3x10 / DDconcept - Imagem 21 de 32
© Hiroyuki Oki

O edifício consiste de uma estratégia de camadas que resolvem as problemáticas comuns da vida doméstica. Assim, a estrutura aparente assume um apelo estético que proporciona uma legibilidade da forma como a arquitetura responde à estratégia espacial, além da escala interna e o caráter de grande abertura da casa.

Casa 3x10 / DDconcept - Imagem 18 de 32
© Hiroyuki Oki

A fachada de envoltória dupla, a cobertura que parece flutuar e a iluminação interna contribuem para o jogo espacial enquanto que ao mesmo tempo utiliza a ventilação natural cruzada e iluminação natural. Os vazios internos entre os pavimentos auxiliam a manter a conexão entre o interior e o exterior mesmo quando as portas estão fechadas.

Casa 3x10 / DDconcept - Imagem 15 de 32
© Hiroyuki Oki

Ao longo do dia a arquitetura oferece uma interação entre luz e sombra, proporcionando uma experiência diferente ao longo do dia e também das estações do ano. A luz também é considerada como elemento de projeto à medida que reflete nos painéis metálicos nas diferentes intensidades de luz natural de manhã e a tarde. A consideração do elemento metal como uma metáfora de envoltória transparência para conectar espaços, auxiliam a delinear fronteira entre o interior e exterior.

Casa 3x10 / DDconcept - Imagem 8 de 32
© Hiroyuki Oki
Casa 3x10 / DDconcept - Imagem 28 de 32
Planta Pavimento Térreo

O programa da casa com numerosos volumes tinha que ser flexível em sua concepção de projeto. A cozinha, o banheiro, escadas, armários e prateleiras se fundem em um todo unificado que assume uma caixa de multi-funções com as limitações em relação à medida de 3 x 3 metros.

Casa 3x10 / DDconcept - Imagem 16 de 32
© Hiroyuki Oki
Casa 3x10 / DDconcept - Imagem 29 de 32
Planta Primeiro Pavimento

O dormitório assume uma compressão espacial reforçada como experiência similar á um túnel enquadrado pela laje de concreto que abriga um jardim na parte superior. De manhã, o sol fornece uma experiência maravilhosa em sua interação entre os vidros das aberturas e os painéis metálicos.

Casa 3x10 / DDconcept - Imagem 3 de 32
© Hiroyuki Oki
Casa 3x10 / DDconcept - Imagem 30 de 32
Planta Segundo Pavimento

A alma da casa é o elemento mais importante definido por tais atmosferas. Adoração simboliza a purificação e a conexão entre o ser humano e a natureza, e a arquitetura facilita essa interação sagrada. A partir da porta de entrada de adoração, o caminho de pedras cinzas é projetado para pés descalços como uma passarela, levando o morador ao longo do jardim para o banco para a meditação. Chega-se à uma cena em que a luz da lua ilumina um cenário romântico ajudando o corpo a relaxar dentro da natureza de uma cidade densa.

Casa 3x10 / DDconcept - Imagem 20 de 32
© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 3x10 / DDconcept" [3x10 House / DDconcept] 15 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768228/casa-3x10-dd-concept> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.