Residência do Novo Artista em Senegal / Toshiko Mori

Residência do Novo Artista em Senegal / Toshiko Mori - Imagem 2 de 17Residência do Novo Artista em Senegal / Toshiko Mori - Imagem 3 de 17Residência do Novo Artista em Senegal / Toshiko Mori - Imagem 4 de 17Residência do Novo Artista em Senegal / Toshiko Mori - Imagem 5 de 17Residência do Novo Artista em Senegal / Toshiko Mori - Mais Imagens+ 12

Residência do Novo Artista em Senegal / Toshiko Mori - Imagem 3 de 17
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. A vila rural de Sinthian, no sudeste do Senegal, é o palco para um emocionante novo centro cultural concebido e financiado pela Josef and Anni Albers Foundation, em Connecticut, em colaboração com um líder local em Sinthian. Aberta em março de 2015, THREAD oferece residências a artistas ao lado de uma variada programação, que dá ao povo de Sinthian e da região uma oportunidade de descobrir novas formas de criatividade e cultivar suas habilidades. Um local de encontro para feiras, educação, apresentações e reuniões, o centro é um espaço para a comunidade local e um lugar onde os artistas residentes podem ter uma experiência verdadeiramente significativa da sociedade Sinthian.

Residência do Novo Artista em Senegal / Toshiko Mori - Imagem 2 de 17
© Iwan Baan
Diagrama

Pintores, escultores, fotógrafos, escritores, coreógrafos, músicos e dançarinos de todo o mundo são convidados a viver e a trabalhar no THREAD, mas o centro incentiva especialmente a participação de artistas locais e senegaleses. Com esta área raramente visitada do mundo como inspiração. Esses artistas podem inspirar uma maior valorização internacional para esta parte da África Ocidental. Os primeiros passos para este espírito de intercâmbio cultural foram feitos em 2013, quando os dançarinos talentosos da escola Wayne McGregor realizaram uma série de workshops em Sinthian.

Fachada

A aclamada arquiteta nova-iorquina Toshiko Mori trabalhou neste projeto pro bono, desenhando um edifício que já ganhou um prêmio AIA New York e foi selecionado para a Bienal de Arquitetura de Veneza de 2014. O edifício foi construído usando materiais e mão de obra locais, com seus conhecimentos sofisticados em trabalhos com bambu, tijolo e sapé. Estas técnicas tradicionais foram combinadas com inovações de design de Mori. O telhado inclinado habitual foi invertido e é capaz de coletar cerca de 40% de água da chuva necessária para o uso doméstico dos moradores.

Residência do Novo Artista em Senegal / Toshiko Mori - Imagem 6 de 17
© Iwan Baan

Nicholas Fox Weber, diretor do Josef and Anni Albers Foundation, diz: "Quando Josef e Anni Albers criaram a Fundação que leva seus nomes, declararam seu propósito de ser 'a revelação e a evocação da visão através da arte'. Eles consideravam o ato da criação e os prazeres de ver como os maiores meios de combate às dificuldades e proporcionam equilíbrio e esperança. Anni Albers muitas vezes falou sobre 'começar do zero' como essencial na vida e muitas vezes Josef exaltou as maravilhas da experimentação." THREAD foi construído de acordo com esses valores.

Residência do Novo Artista em Senegal / Toshiko Mori - Imagem 4 de 17
© Iwan Baan

Líder local, Dr. Maguèye Ba e a organização sem fins lucrativos American Friends of Le Korsa (AFLK), com sede nos Estados Unidos, têm trabalhado em conjunto na operação do centro médico de Sinthian, da construção de seu primeiro jardim de infância, além de financiar os salários dos seus professores e ajudar a comunidade a iniciar novas práticas agrícolas. Agora, com a ajuda da Josef and Anni Albers Foundation, a vila pôde ver a inauguração de uma nova unidade que irá complementar a infra-estrutura existente e promete estimular ainda mais a criatividade na região.

Residência do Novo Artista em Senegal / Toshiko Mori - Imagem 7 de 17
© Iwan Baan

Originalmente publicado em Junho 04, 2015

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sinthian, Senegal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência do Novo Artista em Senegal / Toshiko Mori" [New Artist Residency In Senegal / Toshiko Mori] 31 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767885/residencia-do-novo-artista-em-senegal-toshiko-mori> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.