Segundo lugar no concurso Operação Urbana Consorciada Água Branca / Figueroa.ARQ

  • Arquitetos

  • Localização

    Água Branca
  • Autores

    Mario Figueroa, Luciano Margotto, Letícia Tamisari, Carlos E B Garcia, Thiago Vita, Pedro Coltro
  • Paisagismo e mobilidade urbana

    Rebecca Emmons e Tomás Echiburú
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

    Cortesia de Figueroa.ARQ

Apresentamos a seguir o projeto premiado com o segundo lugar no concurso para a Operação Urbana Consorciada Água Branca, de autoria do escritório Figueroa.ARQ. O concurso teve abrangência nacional e foi promovido pelo São Paulo Urbanismo – SP Urbanismo e o Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-SP.

Segundo lugar no concurso Operação Urbana Consorciada Água Branca / Figueroa.ARQ - Janela, Fachada, AidoSegundo lugar no concurso Operação Urbana Consorciada Água Branca / Figueroa.ARQ - JardimSegundo lugar no concurso Operação Urbana Consorciada Água Branca / Figueroa.ARQ - JanelaSegundo lugar no concurso Operação Urbana Consorciada Água Branca / Figueroa.ARQ - Imagem 5 de 12Segundo lugar no concurso Operação Urbana Consorciada Água Branca / Figueroa.ARQ - Mais Imagens+ 7

Este concurso para o Plano de Urbanização do Subsetor A1 da Operação Urbana Água Branca é uma grande oportunidade para não somente servir como fórum de debates mas também para dar início a um processo de transformação da Marginal Tietê, suas margens e entorno, territórios negligenciados que hoje se constituem num importante cenário de oportunidades.

Segundo lugar no concurso Operação Urbana Consorciada Água Branca / Figueroa.ARQ - Janela, Fachada, Aido
Patio das quadras. Image Cortesia de Figueroa.ARQ

PREMISSAS

A proposta considera como premissas básicas os seguintes pontos:
[1] o Parque e as Áreas Verdes serem no mínimo 40% da área do território,
[2] o Traçado Viário ser um dado técnico importante,
[3] Promover habitação digna em uma região com baixíssima densidade demográfica e urbanidade
[4] Promover a associação de importantes equipamentos públicos associados a uma significativa
quantidade de novas unidades de habitação.

Segundo lugar no concurso Operação Urbana Consorciada Água Branca / Figueroa.ARQ - Urbano
Vista nordeste. Image Cortesia de Figueroa.ARQ

HIPÓTESES

A proposta considera algumas hipóteses:

[1] Desenhar pelas Infraestruturas transformando Parque e Áreas Verdes em estruturas híbridas que também incorporem estratégias de drenagem não convencionais associadas a um sistema de áreas livres,

[2] Projetos de habitação de interesse social devem ser difundidos pela cidade com escalas controladas: nem muito ínfimas, nem muito grandes, garantindo assim singularidade e linguagem diversificada, própria da cidade. É fundamental alcançar a dimensão humana e a construção de uma vida comunitária, com sentido de lugar.

Segundo lugar no concurso Operação Urbana Consorciada Água Branca / Figueroa.ARQ - Janela
Alameda e ciclovia central. Image Cortesia de Figueroa.ARQ

[3] Deve-se gerar valor agregado através de agrupamentos de moradia com bom desenho e boa qualidade urbanística e arquitetônica que construam a cidade, os bairros e comunidades estáveis: É necessário construir apego ao lugar e criar vínculos e relações de vizinhança, rompendo com a ideia de precariedade e transitoriedade da habitação social.

[4] Para a construção da vida urbana e da urbanidade é proposto o retorno aos valores essenciais de uma cidade humana: a praça, o largo, a rua, o parque, a alameda, a lojinha, o restaurante, o boteco de esquina, a vida de bairro e a comunidade. Portanto o vazio, o espaço comunitário, os espaços de encontro, o espaço não construído, é tão ou mais importante que os edifícios.

Segundo lugar no concurso Operação Urbana Consorciada Água Branca / Figueroa.ARQ - Imagem 5 de 12
Largo do mercado. Image Cortesia de Figueroa.ARQ

[5] Participação coletiva da comunidade. Proposta de participação coletiva como meio de preparação para se viver numa “comunidade urbana”. Escutar as vontades dos usuários como mecanismo de aprimoramento das soluções para estes conjuntos urbanos. Implementa-se essa ideia a partir de workshops de trabalho em grupo especializados por temática, por exemplo.

PROPOSTA

Em linhas gerais, o uso HABITACIONAL configura o “CORE” do Subsetor urbano, adensando seu espaço central em composição com o uso misto de comércio e de serviços ao “rés do chão”. PARQUE E ÁREAS VERDES conformam as bordas da grande área, também de modo composto, desta vez com EQUIPAMENTOS PÚBLICOS, sobretudo os de caráter social. No centro, a matriz do ordenamento é a ortogonalidade; nas bordas, frente urbana e lugares públicos, a escritura é mais livre, marcada pela água até a passagem para o corredor urbanístico da Avenida Marquês de São Vicente, que é caracterizada por usos especiais. O Edifício Administrativo que receberá o CGMI, edifício singular, marca de maneira delicada a passagem da estruturação ortogonal para a faixa de área verde, borda livre ao um só tempo técnica e simbólica.

Segundo lugar no concurso Operação Urbana Consorciada Água Branca / Figueroa.ARQ - Imagem 8 de 12
Implantação. Image Cortesia de Figueroa.ARQ
  • Colaboradores

    Caio Ferraz, Vitoria Paulino, Felipe Marchese, Rafael Cohen, Rafael Chung
  • Consultoria em legislação urbana e desenvolvimento imobiliário

    Eduardo Della Manna
  • Consultoria em sistemas e processos construtivos sustentáveis

    Fábio Villas Boas
  • Consultoria em desenho urbano

    Camila Simas
  • Consultoria em infraestrutura urbana

    Ivo Teixeira
  • Consultoria em geotécnica

    Marcos Campos
  • Consultoria em legislação urbana

    Paulo Lomar
  • Consultoria em estrutura

    Ricardo Dias
  • Consultoria para a passarela

    Catão Ribeiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Romullo Baratto. "Segundo lugar no concurso Operação Urbana Consorciada Água Branca / Figueroa.ARQ" 01 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767797/segundo-lugar-no-concurso-operacao-urbana-consorciada-agua-branca-figuerorq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.