Clássicos da Arquitetura: Fórum de Itapira / Joaquim Guedes

Os dois volumes paralelos distam seis metros entre si. Estão separados por um jardim central descoberto e unidos em uma de suas extremidades por uma escada fechada. Suas paredes externas são feitas de tijolo maciço e apenas pintadas de branco. Os elementos estruturais e algumas superfícies diferenciadas deixam à vista o concreto armado e as marcas de suas fôrmas.

Clássicos da Arquitetura: Fórum de Itapira / Joaquim Guedes - Janela, Fachada
© Acervo Joaquim Guedes

Ambos os volumes apresentam dois pavimentos. O volume mais largo, com quatorze metros, está situado um metro e cinquenta centímetros acima do volume mais estreito, com sete metros e oitenta e cinco centímetros, de tal modo que os pavimentos de cada lado estão posicionados em meios níveis em relação aos seguintes. Os pavimentos inferiores são semienterrados e recuados em todos os lados externos em relação à projeção da coberta. Põem em evidência os volumes paralelos dos dois pavimentos superiores. Há uma exceção: o lado, oposto ao da escada, do segundo pavimento do volume mais largo recua em relação ao pavimento inferior, de tal modo que cria uma varanda sombreada, vestíbulo do recinto principal do edifício. Sobressaem os dois pilares cilíndricos que sustentam a coberta

Corte Transversal 2. Via Tereza Cordido, 2007. Cortesia de Valentina Marques

As coberturas de ambos os volumes são formadas cada uma por dois planos retangulares unidos em forma de V. Não apresentam beirais no perímetro externo, com exceção da região da varanda do volume mais largo. No lado interno, adjacente ao jardim, o volume mais estreito apresenta beiral, que define uma dos planos inclinados. Sob ele um corredor avarandado aberto ao jardim dá acesso aos distintos recintos. Tal plano tem menor extensão que o seu par: está três metros e meio recuados das laterais, de tal modo que externamente o volume aparenta ser mais estreito e coberto por apenas um plano inclinado.

Clássicos da Arquitetura: Fórum de Itapira / Joaquim Guedes - Imagem 10 de 27
© Acervo Joaquim Guedes

Um dos planos da cobertura do volume mais largo é horizontal. O segundo, voltado para o jardim interno, é inclinado. Sobre ambos uma água única formada por telhas de fibrocimento conduz ao perímetro externo do edifício. Nas extremidades dos lados menores, uma platibanda esconde o telhado, formando um plano triangular de concreto aparente.

Clássicos da Arquitetura: Fórum de Itapira / Joaquim Guedes - Imagem 8 de 27
© Acervo Joaquim Guedes

A estrutura do conjunto é formada por pilares cilíndricos cujo diâmetro mede trinta centímetros. Estão alinhados em ambos os volumes em seis eixos distanciados seis metros entre si. O volume mais estreito atinge o comprimento máximo do conjunto, ao avançar dois metros em balanço em cada lateral. Apresenta trinta e quatro metros. No sentido perpendicular, que define a largura dos volumes, os pilares estão situados em quatro eixos distanciados em diferentes medidas. O espaçamento central mede dez metros. A largura do jardim é gerada, portanto, a partir do avanço de dois metros a partir de cada lado: por um lado formando um corredor avarandado, e por outro um volume sólido que sobressai na fachada. O espaçamento entre os pilares do volume mais estreito é determinado por um balanço perimetral de dois metros, definindo um intercolúnio de três metros e oitenta e cinco centímetros. No volume mais largo, o espaçamento é definido pelo alinhamento da face do pilar ao limite do volume, definindo um intercolúnio de onze metros e oitenta e cinco centímetros.

Planta Pavimento Superior. Via Tereza Cordido, 2007. Cortesia de Valentina Marques
Clássicos da Arquitetura: Fórum de Itapira / Joaquim Guedes - Imagem 11 de 27
© Acervo Joaquim Guedes

* Atualmente, as faces externas das paredes de tijolo maciço foram revestidas com um chapisco grosso pintado de branco. Os tijolos agora só ficam à mostra nas faces internas. Além desta, outras intervenções e modificações foram feitas no edifício.

Fonte das imagens:
Raquel Machado Marques Pereira, Três Poderes: A Arquitetura Cívica Paulista, 1950-1970, Universidade Presbiteriana Mackenzie (Dissertação de Mestrado), São Paulo, 2012.
Maria Tereza de Barros Cordido, Arquitetura Forense do Estado de São Paulo: Produção Moderna, Antecedentes e Significados, Universidade de São Paulo (Dissertação de Mestrado), São Carlos, 2007.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça Coronel Souza Ferreira - Santa Cruz, Itapira - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Fórum de Itapira / Joaquim Guedes" 31 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767737/classicos-da-arquitetura-forum-de-itapira-joaquim-guedes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.