Reuso de materiais: mobiliário feito com 1600 tubos de papelão

Last Minute é uma empresa da Guatemala que presta serviços especializados em impressão, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ao expandir o negócio e abrir uma filial em Mixco, no extremo oeste da Cidade da Guatemala, a empresa se impôs uma meta: reutilizar 80% de seus materiais em desuso no projeto da nova loja.

O arquiteto Jorge Villatoro coletou madeira, pallets, chapas metálicas de segunda mão (oxidadas) e tubos de papelão usados nas plotters - estes se tornaram o elemento central do espaço, uma parede vazada que funciona também como mobiliários de apoio aos clientes.

Reuso de materiais: mobiliário feito com 1600 tubos de papelão - Mais Imagens+ 11

Planta geral

Esse elemento central serve, primeiramente, para separar as duas áreas principais da loja; a área de recepção e atendimento aos clientes e o espaço de impressão.

© Werner Solorzano

As perfurações não bloqueiam completamente a visão entre esses dois espaços, permitindo a interação entre os funcionários e o armazenamento temporário das folhas impressas. Além disso, foram deixadas algumas aberturas maiores, aumentando a permeabilidade do muro.

© Werner Solorzano

O material permitiu que a loja fosse construída peça por peça, isto é, brincado com os elementos, sem planos pré-definidos, rendendo ao espaço um grande nível de detalhe.

Reuso de materiais: mobiliário feito com 1600 tubos de papelão - Mais Imagens+ 11

Arquiteto: Jorge Villatoro / Taller ACÁ | Architecture & City Activism
Localização: Mixco, Guatemala
Equipe: David Urquizú, Gerson Ixcot
Cliente: Last Minute
Data: 2014
Fotografias: Werner Solorzano

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Reuso de materiais: mobiliário feito com 1600 tubos de papelão" [Reutilización de materiales en Guatemala: muro + mobiliario formado por 1600 tubos de cartón] 01 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767613/reuso-de-materiais-mobiliario-feito-com-1600-tubos-de-papelao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.