Residência Jardim em Katowice / KWK Promes

Katowice, Polônia
  • Arquitetos: KWK Promes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  411
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Catalano, ELEVATE, Hormann, MultaVista, Roca, Sky-Frame, Viabizzuno
  • Arquiteto Responsável: Robert Konieczny
  • Colaboradores: Magdalena Adamczak, Katarzyna Furgalińska, Jakub Pstraś, Aleksandra ​Stolecka, Adam Radzimski
  • Construtora: Jan Głuszyński, Kornel Szyndler
  • Instalações: ​CEGROUP
  • Cidade: Katowice
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
Residência Jardim em Katowice / KWK Promes - Imagem 9 de 20
© ​Jakub Certowicz

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência foi construída em Katowice, Polônia. A forma e materiais representam as tradições locais - dos assentamentos dos trabalhadores de Silesia, com paredes de alvenaria cor vermelha e cobertura de duas águas. O plano de desenvolvimento local impõe a construção tradicional, porém foram feitas algumas adaptações para garantir a máxima privacidade, o térreo foi estabelecido em paralelo a rodovia fazendo com que a construção isolasse o jardim do pátio posterior, enquanto o primeiro pavimento foi rotacionado 90 graus para se sobressair e adentra-se ao jardim. Assim, o edifício adquiriu duas frentes. O lado da rodovia está fechado, inacessível, aumentando o conforto dos seus habitantes e garantindo a máxima intimidade. Por outro lado, a parte do jardim está repleta de superfícies envidraçadas que possibilitam as vistas ao meio ambiente. Nos dias quentes, depois de retirar as telas de vidro, o espaço interior se mistura com o jardim, onde o solo se transforma em grama.

Residência Jardim em Katowice / KWK Promes - Imagem 12 de 20
Planta baixa - primeiro pavimento

O magnífico parapeito descansa sobre dois muros de concreto armado cobertos de aço inoxidável para produzir um efeito de desmaterialização. O espaço interior entra no jardim, tando física como ilusoriamente. 

Os fragmentos da parede na sala de estar satisfazem as expectativas dos clientes para formar uma parte intimista (um cinema dentro de casa é criado após as cortinas serem fechadas).

Residência Jardim em Katowice / KWK Promes - Imagem 13 de 20
Planta baixa - segundo pavimento

O primeiro pavimento é destinado às atividades noturnas, com vistas aos terraços situados na cobertura do térreo.

Residência Jardim em Katowice / KWK Promes - Imagem 3 de 20
© ​Jakub Certowicz

Tecnologias e materiais. 

A residência é uma construção monolítica e revestida com tijolos. Entretanto, não somente os muros externos são cobertos por tijolos, mas também as portas da garagem. 

Residência Jardim em Katowice / KWK Promes - Imagem 8 de 20
© ​Jakub Certowicz

A cobertura foi feita com membranas de EPDM cinza e calhas ocultas. 

Como resultado da mudança de estrutura do edifício a 90 graus, o revestimento dos terraços superiores e painéis é o mesmo - madeira local. A parte inferior da escada também é composta por este mesmo material. 

Residência Jardim em Katowice / KWK Promes - Imagem 10 de 20
Courtesy of Olo Studio

O interior do projeto é mantido branco, com o solo feito em resina de poliuretano e as paredes e mobiliário com acabamento em placas de MDF brancas laqueadas.  

Residência Jardim em Katowice / KWK Promes - Imagem 14 de 20
Corte

O espaço estar-jardim embaixo do parapeito é tratado com diferentes materiais que enfatizam a integração com a natureza. Os pisos remetem a grama e as telas envidraçadas podem ser retiradas totalmente e se ocultarem num nicho na parede. 

Residência Jardim em Katowice / KWK Promes - Imagem 5 de 20
© ​Jakub Certowicz

O parapeito se apoia em muros concreto armado que criam um espaço íntimo de cinema em casa. O exterior é coberto com um espelho de aço inoxidável, e com o contíguo estar-jardim parece que a natureza flui por baixo do edifício. Seu interior, porém, se mantem em cores escuras. O piso está coberto com tapetes, as paredes estão revestidas com o mesmo tecido do sofá e o teto é igualmente feito de aço inoxidável. Este espaço se abre para o jardim sul pelo envidraçamento Skyframe e em direção ao estar-jardim.

Residência Jardim em Katowice / KWK Promes - Imagem 11 de 20
© ​Jakub Certowicz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Jardim em Katowice / KWK Promes" [Living-Garden House In Katowice / KWK PROMES] 28 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767455/residencia-jardim-em-katowice-kwk-promes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.