Arte e Arquitetura: "Casas Solitárias" por Sejkko

Português de nacionalidade e criado na Venezuela, Manuel Pita, também conhecido como "Sejkko", é um cientista que expressa sua criatividade no Instagram. Suas fotos compõem figuras conceituais ligadas às dimensões do espaço e do tempo.

Arte e Arquitetura: Casas Solitárias por Sejkko - Mais Imagens+ 12

Sejkko é derivado do japonês seikko, que significa “criança sincera” e “força da verdade”. A escolha deste nome demonstra as intenções do português com sua arte.

Cortesia de Sejkko

Na série "Casas Solitárias" o artista retrata casas portuguesas que - através das cores, arquitetura e entorno - transmitem suas lembranças, principalmente ligadas ao seu lar de infância. 

Cortesia de Sejkko

A seguir, um texto do artista sobre o projeto.

"As minhas “casas solitárias” começaram a existir, de alguma forma, desde que eu era muito pequeno. Houve um momento em que eu percebi que havia uma dicotomia em mim, entre o que estava a ver fora, e aquilo que estava dentro do meu mundo interior.

Cortesia de Sejkko

Olhando para trás, eu sinto que tendo nascido nos trópicos, parecia trazer lembranças de outro lar, um de cores muito suaves, sons subtis e quase imperceptíveis. As cores vibrantes da minha nova casa surpreenderam-me, fascinaram-me, e contrastaram profundamente com o que trazia dentro de mim.

Cortesia de Sejkko

As minhas casas costumam ter essas cores tropicais e vibrantes do lugar onde nasci. Às vezes, quem as vê, vai-se sentir confuso: algumas casas parecem perdidas e fora do lugar. Outras transmitem uma sensação de abundância ou plenitude, de saber onde estão, e de conterem calor humano. Estas casas, invariavelmente, carregam elementos da criança ainda hoje em mim, e da minha dicotomia.

Cortesia de Sejkko

Hoje continuo à procura dessa casa, que vive nas minhas memórias vagas desde sempre, nas mais tradicionais casas portuguesas. Todas as fotos são feitas com o meu telemóvel, e editadas para mostrar o que eu vejo nelas. Recentemente comecei-me a interessar muito por documentar também as suas personalidades, dentro do contexto geográfico e cultural onde elas se inserem."

Cortesia de Sejkko

Para saber mais, acesse o Facebook e Instagram de Sejkko.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Arte e Arquitetura: "Casas Solitárias" por Sejkko" 24 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767343/arte-e-arquitetura-casas-solitarias-por-sejkko> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.