Azulejo português é candidato à lista de Patrimônio da Humanidade

Os emblemáticos azulejos portugueses, famosos tanto em Portugal como em outras partes do mundo, serão inscritos pela Direção Geral do Patrimônio Cultural do país na lista de candidatura do Patrimônio da Humanidade da UNESCO. A notícia foi divulgada recentemente pelo secretário de estado, Jorge Barreto Xavier, no Museu Nacional do Azulejo (MNAZ) durante a inauguração da sala Manuel dos Santos, um dos pintores de maior destaque na azulejaria de Portugal.

Originário dos azulejos hispano-mouriscos da região de Andaluzia, esse elemento foi trazido para Portugal no século XVI e logo passou a ser empregado de maneiras originais. No século XVII começou a ser usado no interior de edificações históricas, enquanto que no século XIX passou para as fachadas dos edifícios.

O século XX viu o azulejo português invadir os espaços urbanos, sendo empregado em várias obras características do período moderno, como aeroportos, estações de metrô e rodoviárias.

"O azulejo português, ao longo dos últimos anos, tem vindo a ganhar destaque a nível internacional, servindo de inspiração, nomeadamente, a muitos costureiros e designers e está cada vez mais presente um pouco por todo o espaço lusófono", argumenta Xavier, justificando a candidatura à lista da UNESCO.

Referência: Jornal de Notícias.pt

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Azulejo português é candidato à lista de Patrimônio da Humanidade" 25 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767288/azulejo-portugues-e-candidato-a-lista-de-patrimonio-da-humanidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.