Marinha contrata empresa chinesa para construir estação brasileira na Antártica

A Marinha do Brasil divulgou esta semana a contratação da empresa chinesa Ceiec para a construção da nova Estação de Pesquisa na Antártica Comandante Ferraz, projeto resultante de um concurso internacional realizado em 2013 que teve o escritório curitibano Estúdio 41 como vencedor.

O órgão militar já havia divulgado em janeiro deste ano a escolha da companhia chinesa, porém a OY FCR Finland, da Finlândia, e o consórcio brasileiro-chileno Ferreira Guedes/Tecnofast apresentaram recursos judiciais contra a decisão, atrasando o processo até o mês de abril.

Segundo o parecer da Marinha, a decisão foi tomada com base no valor apresentado pelos chineses, US$ 99,6 milhões (aproximadamente R$ 302,1 milhões) – inferior ao custo oferecido pelos concorrentes.

A nova estação científica vai substituir a antiga base, destruída em 2012 por um incêndio que causou a morte de dois pesquisadores da Marinha. Com conclusão inicial prevista para esse ano, os reveses no processo licitatório – realizado duas vezes, devido ao fracasso da primeira tentativa que fazia necessária a participação de organizações brasileiras – acarretaram em um atraso de cerca de três anos.

Cortesia de Estúdio 41

Todavia, os trabalhos de pesquisa em território antártico não se encontram parados; os cientistas brasileiros estão, desde 2012, trabalhando em módulos provisórios instalados no continente branco, e lá permanecerão até meados de 2018, quando a Ceiec deverá entregar a obra concluída.

1º Lugar Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz / Estúdio 41

Referência: G1

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Marinha contrata empresa chinesa para construir estação brasileira na Antártica" 21 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767247/marinha-contrata-empresa-chinesa-para-construir-estacao-brasileira-na-antartica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.