Rio de Janeiro, Cidade do México e Santiago entre as melhores cidades para os jovens, segundo a Youthful Cities

A organização internacional Youthful Cities se dedica a promover a participação dos jovens na construção de cidades melhores pois considera que estes são "o centro da urbanização", uma afirmação que se apoia em dados sobre a populações mundial: 50% tem menos de 30 anos e 50% vive nas cidades.

No ano passado, a organização publicou um estudo sobre quais são as 25 cidades mais jovens, entendendo-as como aquelas que são melhores para viver, trabalhar e se divertir de acordo com as necessidades de um público entre 15 e 29 anos. Este ano a pesquisa foi ampliada para 55 cidades e contou com a participação de nove cidades latino-americanas.

Saiba mais sobre a pesquisa e os resultados, a seguir.

Metodología

A faixa etária que a organização usa para classificar o público jovem vai dos 15 aos 29 anos de idade. Esta é uma média entre as convenções usadas em diferentes locais, que varia de 15-24 anos a 15-34 anos.

A classificação das cidades é feita em duas etapas. Na primeira, foi necessária definir o que seria medido nas cidades. Para isso foi realizada uma enquete sobre Atitdes Urbanas realizada com 9 mil jovens de diversos lugares para determinar o que consideram importante em suas cidades. Como resultado foram obtidos 20 atributos urbanos sobre Arte, Esportes, Educação, Espaço Público, Meio Ambiente, Segurança, Trabalho, Transito, entre outros.

Na segunda etapa foram coletados 100 indicadores que foram medidos em cada uma das cidades e que posteriormente se agruparam em 16 categorias. Uma vez feito isso, os dados dos indicadores foram ponderados para criar o Índice Global de Cidades Jovens, que atinge um máximo de 1.600 pontos.

Resultados

© Youthful Cities. Imagem via PURB

Este ano, a cidade que liderou a lista foi Nova Iorque, com 1.024 pontos dos 1.600 estabelecidos como máximo. O segundo e terceiro lugares foram ocupados por Londres e Berlim, com 1.001 e 924 pontos respectivamente.

Entre as cidades latino-americanas, a que obteve a maior colocação foi a Cidade do México (9° lugar). Santiago do Chile ficou na segunda colocação entre as cidades da América Latina (20° lugar no geral) e o Rio de Janeiro ficou com a terceira posição (26° lugar).

Na sequência estão Buenos Aires (27°), Bogotá (29°), São Paulo (31°), Lima (32°), Quito (34°) e Caracas (54°).

Via Plataforma Urbana.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Rio de Janeiro, Cidade do México e Santiago entre as melhores cidades para os jovens, segundo a Youthful Cities" [México D. F, Santiago y Rio son las mejores ciudades de Latinoamérica para los jóvenes según Youthful Cities] 22 Mai 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767135/rio-de-janeiro-cidade-do-mexico-e-santiago-entre-as-melhores-cidades-para-os-jovens-segundo-a-youthful-cities> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.