Casa Hayashi / Thiago Borges Mendes Arquitetura

Casa Hayashi / Thiago Borges Mendes Arquitetura - Janela, FachadaCasa Hayashi / Thiago Borges Mendes Arquitetura - Escada, Madeira, Tijolo, Corrimão, JanelaCasa Hayashi / Thiago Borges Mendes Arquitetura - VidroCasa Hayashi / Thiago Borges Mendes Arquitetura - Imagem 5 de 39Casa Hayashi / Thiago Borges Mendes Arquitetura - Mais Imagens+ 34

Joinville, Brasil
  • Projeto Estrutural: Eng. Celso Dobner
  • Construtora: PMS
  • Cidade: Joinville
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Hayashi / Thiago Borges Mendes Arquitetura - Imagem 6 de 39
© Larry Sestrem

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Hayashi, estabelecida em um terreno em frente a área coletiva de 59.200 m² de um condomínio residencial, tem na sobreposição de uma retângulo a um quadrado a articulação de seus setores íntimo e social. 

Casa Hayashi / Thiago Borges Mendes Arquitetura - Janela, Fachada
© Larry Sestrem

A casa estabelece-se sobre uma elevação projetada do terreno em 50cm.Tal recurso, além de atentar às possíveis questões pluviais, gerou determinado tipo de privacidade em relação ao térreo em virtude do limite de altura do muro imposto pelo regimento do condomínio. 

Casa Hayashi / Thiago Borges Mendes Arquitetura - Fachada, Jardim, Aido
© Larry Sestrem

No acesso principal à residência, a entrada posta-se perpendicularmente ao percurso, evitando assim uma relação franca com a rua e de outro modo evocando alusivamente a promenade architecturale corbuseriana

Casa Hayashi / Thiago Borges Mendes Arquitetura - Corrimão
© Larry Sestrem

Na parte térrea, organizam-se os setores social e de serviço. A piscina estende-se parcialmente sob a projeção do volume superior, faceando a empena de concreto que define o ambiente da sala de estar, gerando um acesso alternativo e direto a área externa da residência pela rua. 

Casa Hayashi / Thiago Borges Mendes Arquitetura - Porta, Escada, Cadeira, Corrimão
© Larry Sestrem

A cozinha volta-se a todos os ambientes do pavimento térreo sem qualquer intermediação de paredes e, deste modo, não se desvincula da área externa –piscina.

Casa Hayashi / Thiago Borges Mendes Arquitetura - Janela, Fachada
© Larry Sestrem

Uma parede de cobogós articula a fronteira entre o espaço privado da residência e as perspectivas externas orientadas à praça. Esta mesma parede translúcida é a que se antepõe ao lavabo, que tem uma pele de vidro orientada também à praça do condomínio. 

Casa Hayashi / Thiago Borges Mendes Arquitetura - Vidro
© Larry Sestrem

No volume superior retangular, estão dispostos os dormitórios, que em sua face sul, estão conectados por um corredor, interno, voltado à praça do condomínio e em sua face norte, articulam-se por uma varanda que cede suas venezianas de aço cortén para o controle da incidência solar nos dormitórios. Tem-se, desta forma, a conexão entre os dormitórios através de duas circulações, onde a posterior – face norte – conecta-se ainda uma varanda que se apropria da cobertura do volume térreo gerando uma varanda alternativa e descoberta fora do volume bem definido dos dormitórios. 

Casa Hayashi / Thiago Borges Mendes Arquitetura - Janela, Fachada
© Larry Sestrem

Certa rusticidade pretendida pelos clientes foi a condição determinante para a utilização de materiais brutos como concreto aparente, aço cortén e ferro. O manejo destes materiais permitiu rechaçar elementos de acabamento pré-fabricados. Assim, esquadrias, puxadores, guarda-corpos e corrimão foram detalhados em ferro. Procedimento que garantiu, no caso das janelas, perfis mais esbeltos e menos incisivos nos planos envidraçados das faces sul e norte. 

Casa Hayashi / Thiago Borges Mendes Arquitetura - Escada, Madeira, Tijolo, Corrimão, Janela
© Larry Sestrem

Ainda que dentro de um condomínio residencial, a Casa Hayashi tenta desarticular uma postura ensimesmada, já consolidada no diálogo entre condomínios e cidade, e ante as contradições inevitáveis da prática projetual, atentar ao território, à geografia.

Planta - Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Hayashi / Thiago Borges Mendes Arquitetura" 20 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767106/casa-hayashi-borges-mendes-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.