Casa JR / M2.senos arquitectos

Casa JR / M2.senos arquitectos - Mais Imagens+ 27

  • Engenharia: Pedro Tavares (Engenheiro Civil)
  • Construção: CivilCasa Lda.
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© José Carlos Melo Dias

Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia insere-se num contexto periférico, caracterizado por uma malha urbana difusa. No sentido de integrar e contribuir para a estabilidade da envolvente, a proposta implanta-se no terreno, prevendo espaço para passeio e definindo alinhamentos de muros.

Planta Baixa

Por outro lado é a procura da relação com as pré-existências que definem toda a volumetria. O extenso paralelepípedo de um só piso, perpendicular à rua e que se prolonga até ao limite tardoz, é complementado por dois volumes transversais, revestidos a madeira, que se deslocam para sul. A um destes volumes, corresponde a cozinha. Ao segundo, que constituí a frente de rua, corresponde a suite. É este corpo mais baixo que encosta ao limite do terreno a sul, resolvendo a complexa relação com a moradia vizinha.

© José Carlos Melo Dias

Ainda que com uma linguagem contemporânea, não se prescinde de recorrer a materiais absorvíveis, que garantem um conforto vivencial, e que conferem identidade plástica: o zinco e ripas de madeira de pinho, que num trabalho quase artesanal, procuram uma linguagem universal, mas sempre ligada à verdade dos materiais e do tempo.

Corte

A edificação desdobra-se em dois pisos, sendo um volumetricamente não presencial por se encontrar em cave. O corpo térreo principal, desenha-se longo, voltado para o interior do lote, garantindo os melhores quadrantes aos espaços habitáveis.

Do lado nascente, situam-se os quartos, protegidos por um pequeno pátio interior, que funciona como bolsa de ventilação e iluminação. A suite situa-se a sul, numa relação direta com o espaço exterior.

© José Carlos Melo Dias

A poente, a construção afasta-se do limite do lote, criando um espaço exterior coberto, com zona de churrasqueira e copa exterior.

A sul, a sala volta-se para um estreito mas extenso jardim, através de uma área de deck e pala, que minimizam a exposição solar mais agressiva.

O alçado norte é mais contido, com aberturas pontuais a partir do corredor principal. Aproveitando a iluminação difusa de norte, o corredor adquire um carácter cênico, tornando-se um dos elementos fundamentais na vivência da moradia.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa JR / M2.senos arquitectos" [JR HOUSE / M2.senos arquitectos] 20 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/767055/casa-jr-menos-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.