Moradia Torreão / Piso 1 Arquitectos

Moradia Torreão / Piso 1 Arquitectos - Mais Imagens+ 18

Ponta Delgada, Portugal
  • Estrutura: André Machado
  • Cliente: João Pedro Amaral, Raquel Candelária Guimarães
  • Arquitetura: Paulo André Franco, Joana Salsa Guarda
  • Cidade: Ponta Delgada
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Paulo André Franco

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno encontra-se inserido numa quinta de maiores dimensões com árvores de fruta, a sua configuração permitiu uma excelente orientação solar com o desenvolvimento dos principais compartimentos na orientação sul. A exigência pelo proprietário de uma zona exterior coberta com 4 metros de profundidade junto à cozinha e sala de jantar tornou-se num desafio tanto ao nível do projeto de arquitetura como da estabilidade, tendo resultado na solução de palas parcialmente em consola sobre os vãos para funcionar como uma extensão exterior desses espaços, que garante também o controlo dos ganhos solares de forma passiva.

Planta Baixa

A implantação ficou afastada do arruamento público a sul, de forma a garantir a privacidade das zonas sociais e do espaço exterior adjacente à piscina. Tirou-se partido do desnível existente no terreno para criação do acesso a viaturas a uma cota mais baixa, sem interferir com esse espaço de estar exterior. Do mesmo modo a entrada principal ficou localizada na lateral da moradia, recuada em relação ao plano principal da fachada e evidenciada por uma escadaria revestida a pedra que esconde o acesso à garagem em cave.

© Paulo André Franco

A entrada principal dá acesso a um imponente hall onde se desenvolve a escada para o piso superior.

O torreão em ruínas na colina adjacente ao terreno tornou-se num elemento de referência por oposição às linhas horizontais projeto.

© Paulo André Franco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Moradia Torreão / Piso 1 Arquitectos" [Moradia Torreão / Piso 1 Arquitectos] 07 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766561/moradia-torreao-piso-1-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.