Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch

Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch - Imagem 2 de 20Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch - Imagem 3 de 20Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch - Imagem 4 de 20Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch - Imagem 5 de 20Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Piuarch
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  404
  • Fotógrafo
    Fotografias:Shin Kyungsub

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório milanês Piuarch realiza a primeira loja da Givenchy em Seul (Coreia do Sul), em colaboração com o diretor de arte da marca, Riccardo Tisci.

Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch - Imagem 13 de 20
© Shin Kyungsub

A loja está localizada em um edifício que fica no próspero distrito de compras de Gangnam-Gu. A boutique tem uma área de cerca de 400 metros quadrados em três níveis e oferece uma grande variedade de roupas femininas, acessórios, além de roupas masculinas: uma visão única de roupas de luxo produzidas em linha, tanto casuais, quanto de alta costura. 

Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch - Imagem 7 de 20
© Shin Kyungsub

O edifício apresenta uma fachada gráfica muito peculiar, com um interior hiper-minimalista que reflete os temas e os atrativos da marca.

Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch - Imagem 17 de 20
Planta - Térreo

FACHADA E O "CORTE T"

Projetada como uma espécie de gabinete - uma segunda pele em relevo, como expressão de uma identidade urbana - a fachada é feita para evocar a alfaiataria do distintivo "corte T" que caracteriza o estilo da marca francesa. A superfície feita de chapas de aço eletropolidas cria efeitos de reflexão que se alteram dependendo da luz e interage com a paisagem circundante. 

Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch - Imagem 5 de 20
© Shin Kyungsub

Esta particular superfície foi inspirada na Arte Óptica (Op Art) e por tecidos característicos que a marca produziu em coleções anteriores. 

Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch - Imagem 20 de 20
Detalhes da Fachada

Dentro da corte, no canto superior do edifício, surge uma superfície de bronze que se torna um referencial urbano para aqueles que seguem o grande caminho de Cheongdam. Ao mesmo tempo, evoca à marca uma vez que é uma referência direta ao famoso estilo do corte T da Givenchy. O ferro corrugado tem buracos irregulares que na luz da noite interagem para modificar continuamente a imagem do edifício, gerando efeitos cinéticos que fazem o edifício ser uma estrutura dinâmica na paisagem local. 

Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch - Imagem 2 de 20
© Shin Kyungsub

Piuarch buscou referências nos movimentos de arte italiana do anos 60: sobretudo Lucio Fontana e Enrico Castellani.

Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch - Imagem 18 de 20
Detalhes em Elevação

O ponto de contato entre a op art italiana e a Givenchy está no trabalho de Riccardo Tisci, cujo trabalho é permeado por contínuas referências a diversos movimentos artísticos. 

Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch - Imagem 9 de 20
© Shin Kyungsub

MATERIAIS

Piuarch queria combinar uma abordagem urbana com uma seleção criteriosa de materiais. O resultado é um cubo preto brilhante que pousa sobre um piso totalmente envidraçado. 

Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch - Imagem 4 de 20
© Shin Kyungsub

O conceito geral do design de interiores é expresso por uma pesquisa única de materiais: mármore calacatta, salanoir, pedra basalto, que estão lado a lado com os diferentes elementos para criar um espírito elegante, mas ainda contemporâneo. Foi dada especial atenção à escada interna, delineada com mármore Sahara noir, com rampas inusitadas que vão em diferentes direções. 

Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch - Imagem 3 de 20
© Shin Kyungsub

A fachada: informações técnicas

Os painéis que cobrem a fachada foram feitos sob medida na Coréia do Sul, desenvolvendo uma tecnologia específica para este propósito. O ferro comprimido foi deformado por um lado, usando apenas uma moderna tecnologia de pressão de fluidos. A cobertura é feita com módulos quadrados de 110 x 110 cm e com 1,5 cm de espessura. 

Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch - Imagem 8 de 20
© Shin Kyungsub

Cada módulo tem cinco furos com 5 centímetros de diâmetro, além de quatro saliências de 14 centímetros de diâmetro, cada um deslocado 8 centímetros para frente ou para trás em referência ao painel frontal. A superfície em relevo de placas de aço possui um acabamento eletro-colorido. 

Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch - Imagem 11 de 20
© Shin Kyungsub

Os módulos são estruturados por uma trama de aço inoxidável associada a uma outra estrutura tubular traseira. A iluminação é feita com pontos de fibra ótica posicionados em locais de fácil manutenção.

Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch - Imagem 14 de 20
© Shin Kyungsub

O conceito geral da fachada, com sua natureza cinética/ótica, além da técnica específica do edifício, fazem desse projeto um exemplar único em seu gênero. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Primeira Loja da Givenchy em Seoul / Piuarch" [Givenchy Flagship Store in Seoul / Piuarch] 07 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766459/primeira-loja-da-givenchy-em-seoul-piuarch> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.