Em foco: Jane Jacobs

"A complexa trama de diferentes usos nas cidades não é uma forma de caos. Pelo contrário, representa uma forma complexa e altamente desenvolvida de ordem."

Hoje, a ativista e escritora Jane Jacobs completaria seu 101° aniversário. Ao longo de sua carreira, Jacobs lutou contra a globalização sistematizada e relembrou constantemente urbanistas e construtores da importância da comunidade e da escala humana. Apesar de não ter tido nenhum tipo de educação formal, por meio da observação e da experiência empírica e pessoa, Jacobs conseguiu mudar radicalmente a política de planejamento urbano em meados do século XX. Suas teorias de como o desenho pode afetar a comunidade e a criatividade continuam relevantes hoje em dia, influenciando desde o projeto de grandes cidades até pequenos espaços comunitários.

Em Morte e Vida das Grandes Cidades, sua publicação mais conhecida, Jacobs critica a falta de visão dos planejadores urbanos da década de 1950 e argumenta que suas ideias do que torna uma cidade boa são realmente prejudiciais para a experiência humana. Por exemplo, a escritora defende que a criação de infraestruturas viárias resultaria na divisão artificial dos bairros existentes, criando ambientes inseguros e desfazendo as conexões comunitárias. Nos anos que antecederam seu falecimento, Jacobs discutiu as formas pelas quais as comunidades poderiam recuperar o que perderam como resultado da falta de previsão dos esforços de planejamento da cidade.

Após a publicação de seu primeiro livro, Jacobs ampliou seu alcance e começou a tratar de temas como a economia, a mora e as relações sociais. Veja, a seguir, uma lista completa com suas publicações:

Sobre este autor
Cita: Uribe, Begoña. "Em foco: Jane Jacobs " [En perspectiva: Jane Jacobs] 04 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766396/em-foco-jane-jacobs> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.