Sesc SP promove série de palestras sobre a relação da arquitetura de centros culturais e a cidade

Quando um centro cultural é projetado, ele geralmente é pensado para ser um espaço agregador, onde o público possa ter contato fácil e direto com várias manifestações culturais. Mas, para além do tamanho do espaço, qual a importância da arquitetura e do design na percepção do público quanto ao espaço cultural? Sem dúvidas é grande!

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo realiza, a partir do dia 05 de maio, uma série de três encontros que exemplificam a importância da arquitetura na criação de um diálogo entre público e instituição cultural. Para discutir esse diálogo, serão usados três exemplos paulistanos: os prédios da Praça das Artes, do Centro Cultural São Paulo e do Sesc Pompéia.

O diálogo em torno das propostas estéticas, arquitetônicas e funcionais, colocadas pelos três centros culturais, tem por objetivo apreender as especificidades cristalizadas em cada projeto, bem como, busca aprofundar o debate sobre a história e o papel da arquitetura no processo de criação e transformação cultural da cidade.         

05/05 - Praça das Artes: a cultura como vetor de requalificação do centro de São Paulo

A necessidade de implantação do anexo do Teatro Municipal de São Paulo trouxe a oportunidade de desenvolvimento de um projeto arquitetônico que transcendeu o programa cultural, a partir da interpretação do potencial existente na área ociosa junto ao Vale do Anhangabaú. Uma concepção com forte ênfase na função urbana do equipamento criou um espaço cultural com características singulares, que se tornou um novo polo de interesse no centro da cidade.

12/05 – O espaço democrático do Centro Cultural São Paulo

O Centro Cultural São Paulo, inaugurado em 1982, possui uma proposta arquitetônica baseada, entre outras coisas, na continuidade do espaço urbano. O projeto tratou as circulações internas como ruas e os pátios como praças. Em que medida o desenho deste espaço interferiu no uso do equipamento e percepção deste pelos usuários?

19/05 - Sesc Pompéia, singularidades e caprichos

A originalidade do Sesc Pompéia decorreu de uma bem sucedida parceria entre duas competências distintas – a de uma arquiteta genial, no ápice de sua carreira, e a de uma instituição socioeducativa ambiciosa, decidida a apostar nesse projeto todas as suas fichas. Ambos protagonizaram uma experiência única e radical no espaço urbano, tanto no plano da arquitetura quanto no campo da ação cultural.

Para mais informações sobre as palestras, clique aqui.

Diálogo entre a Arquitetura de Centros Culturais e a Cidade

  • Quando: 05 a 19/05 (terças, 19h às 21h)
  • Onde: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
  • Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar (prédio da FecomércioSP) – São Paulo/SP
  • Quanto: R$15 a R$50 (inscrição única para os três encontros)
  • Inscrições: pelo site sescsp.org.br/centrodepesquisaeformacao ou nas unidades do Sesc em São Paulo
  • Informações: (11) 3254 -5600

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Sesc SP promove série de palestras sobre a relação da arquitetura de centros culturais e a cidade " 02 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766141/sesc-sp-promove-serie-de-palestras-sobre-a-relacao-da-arquitetura-de-centros-culturais-e-a-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.