Residência b- Empordà / B- Architecture

Residência b- Empordà /  B- Architecture - Mais Imagens+ 17

Les Olives, Espanha
  • Arquitetos: B- Architecture; B- Architecture
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Colaboradores: Marc Gispert, María Alarcón, Patricia Borrás, Alessandra Ferrando
  • Arquitetos Responsáveis: David Domínguez Fuster, Christian Sintes
  • Cidade: Les Olives
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Lourdes Jansana

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência situa-se nos arredores de uma pequena cidade da região de Baix Empordà. Está disposta no limite entre as construções e os campos que rodeiam o local.

© Lourdes Jansana

Essa implantação singular faz com que a residência feche-se para a rua, dando as costas à comunidade e abrindo-se com grandes janelas para as vistas. Outra peculiaridade do lugar é a presença do vento norte. Ante essa adversidade, a casa é recolhida na fachada norte e abre-se com um pátio na fachada sul. Dessa maneira o projeto é entendido como uma sequência de espaços fechados e abertos, onde sempre há relações com o exterior.

© Lourdes Jansana

Em sua fachada sul a casa está coberta com um trançado feito de bambus. Esse elemento serve como filtro e proteção da casa para o exterior. Além de conferir ao conjunto caráter e singularidade. Através de um sistema de persianas, pode ser aberto por partes, sendo que o aspecto da casa é transformado em função das aberturas.

Corte 1
Planta Baixa
Corte 2

A residência está dividida em dois pavimentos para adaptar-se ao desnível entre a rua e a topografia. No pavimento superior, onde é feito o acesso, dispõe-se de um estúdio com banheiro e cozinha. Além disso, há uma área para estacionar dois carros ao ar livre. O piso inferior gira em torno de um pátio. É o pavimento principal, onde encontra-se a sala, copa, cozinha dois dormitórios e um banheiro.

© Lourdes Jansana

Toda a casa é construída com chapas de compensado aparente. Também inclui uma caldeira de biomassa e um sistema de aquecedores que regulam o consumo da mesma.

© Lourdes Jansana

Teto jardim + caldeira de biomassa

Nesse projeto utilizou-se dois sistemas que otimizam o funcionamento energético de uma residência. Por um lado a cobertura da casa é um teto jardim. Essa solução faz com que a residência tenha oscilações de temperatura inferiores à maioria das construções. As coberturas verdes, com suas camadas vegetais e de terra servem como um bom isolamento térmico, reduzem as variações de temperatura entre dia-noite, diminuem as variações de umidade no ar, produzem oxigênio e absorvem gás carbônico.

© Lourdes Jansana

O segundo sistema utilizado foi uma caldeira de biomassa com combustível de pellets de madeira. Os benefícios dessas caldeiras são muitos. Os pellets são resíduos de outras atividades e isso favorece a canalização de excedentes agrícolas. Geralmente vêm da mesma região onde são consumidos, de modo que a economia local é incentivada. As caldeiras não apresentam riscos de explosão, não são voláteis, ou produzem odores. E o custo dos pellets é inferior ao de outros combustíveis de aquecimento, como propano ou resistências elétricas.

Perspectiva Axonométrica

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência b- Empordà / B- Architecture" [Vivienda b- Empordà / B- Architecture] 02 Mai 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/766017/vivienda-b-emporda-b-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.