Edifício na Província de Tarragona / Alonso y Balaguer

Edifício na Província de Tarragona / Alonso y Balaguer - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Alonso y Balaguer; Alonso y Balaguer
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2516
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Arquiteto Colaborador No Projeto E Acompanhamento Da Obra: Ivan Martin Carreño
  • Arquiteto Técnico: Abdon Aguadé Benet
  • Estruturas: BOMA Levante
  • Instalações: STC Engenharia
  • Acústica: dB Engenharia
  • Geotecnia : Mediterránea de Geoserveis
  • Construtora: Rubau - Tarrés, S.A.U
  • Arquitetos Responsáveis: Luis Alonso Calleja, Sergi Balaguer Barbadillo
  • Cidade: Reus
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Miquel Bargallo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em outubro de 2009, a Província de Tarragona propôs um concurso para o Projeto Executivo e Acompanhamento da Obra deste equipamento docente que abriga uma Escola de Artes e Música situado no centro da cidade de Reus.

© Miquel Bargallo

Inicialmente, nos deparamos com um edifício em desuso entre empenas voltadas para as duas ruas paralelas, a rua Vent e a San Jaume, com um grande pátio interior que abrigava um antigo Convento de Monjas e, posteriormente, uma Escola de Artes.

Planta - Térreo

O terreno possui uma forma alongada, com uma superfície de 649.20 m², contando com 44m de comprimento entre as duas ruas. A regulamentação urbanística do município possibilitava a derrubada total do edifício existente, mas indicava a conservação da fachada clássica da rua Vent e a manutenção da densidade construtiva do edifício existente.

© Miquel Bargallo

A proposta apresentada ao concurso propõe, basicamente, dois elementos anexos às suas ruas, conectados por dois pátios, um interior e outro exterior. O edifício se desenvolve em cinco níveis, subsolo, térreo e os três pavimentos superiores. Nosso objetivo consistiu em resolver de maneira simples e funcional esta complexa sobreposição programática.

© Ramón Cornado

A intenção foi acompanhada pela simplificação da estrutura através de grandes luzes, reduzindo o número de pilares e apoiado-a em dois grandes núcleos de acessos sobrepostos que conferem uma grande versatilidade segundo os usos e situações temporárias. A estrutura completa-se através da pele metálica do novo volume em relação a pele existente, procurando a harmonia entre a tradição e a modernidade. 

© Miquel Bargallo

Deste modo, o novo volume se apresenta como uma grande caixa branca na rua St. Jaume, sem preexistências, e aproxima-se da fachada conservada como amostra do novo corpo que se insere para servir a cidade.   

© Ramón Cornado

Os amplos espaços interiores, como o átrio de pé-direito triplo e as generosas salas estão dispostos para abrigar usos docentes e acontecimentos artísticos e são complementados com espaços exteriores adaptados para as atividades ao ar livre, como o terraço do pátio exterior do primeiro nível ou a cobertura, a quinta fachada que conta com dois grandes ambientes. 

© Ramón Cornado

Os distintos pátios e o átrio garantem o máximo aproveitamento da luz natural e ventilação cruzada necessária. A pele metálica micro perfurada filtra os raios do sol e exibe as vistas tanto de dentro para fora como o contrário, proporcionando um espaço íntimo. Este dado, juntamente com o sistema 'Dali', que detecta a presença e a intensidade lumínica natural existente, controlam automaticamente a luz necessária em cada momento. 

© Miquel Bargallo

Tratamos de transmitir uma sensação de simplicidade, de certa pureza, através das proporções e materiais utilizados, uma austeridade que poderia remeter ao antigo Convento.

© Ramón Cornado

O isolamento, absorção e acondicionamento acústico dos diferentes espaços, juntamente com a grande massa e densidade do isolamento térmico, nos garantem tanto a qualidade acústica como eficiência energética.

Corte AA

Todos estes componentes, acompanhados pela cor branca e pelo grande silêncio que nos acompanha através das vistas, são aditivos que nos aproximam da calma e tranquilidade, um relaxamento que proporciona a pré-disposição a aprender, escutar, uma ilha de silêncio na cidade...

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:43201 Reus, Tarragona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício na Província de Tarragona / Alonso y Balaguer" [Edificio de Equipamientos de la Diputación de Tarragona / Alonso y Balaguer] 24 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765626/edificio-de-instalacoes-da-provincia-de-tarragona-alonso-y-balaguer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.