O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Recife aprova lei que torna obrigatórias as coberturas verdes em edifícios com mais de 4 pavimentos

Recife aprova lei que torna obrigatórias as coberturas verdes em edifícios com mais de 4 pavimentos

Recife aprova lei que torna obrigatórias as coberturas verdes em edifícios com mais de 4 pavimentos
Recife aprova lei que torna obrigatórias as coberturas verdes em edifícios com mais de 4 pavimentos, Telhado Verde do Softex Recife/ © Alex Lindoso. Image via Erico Freire
Telhado Verde do Softex Recife/ © Alex Lindoso. Image via Erico Freire

Na esteira da aprovação da nova lei francesa que estipula a obrigatoriedade das coberturas verdes em qualquer nova edificação comercial construída em território nacional, a cidade de Recife aprovou na última segunda-feira, 13 de abril, uma lei semelhante, que obriga a implementação de vegetação na cobertura de qualquer novo edifício com mais de 4 pavimentos e área construída superior a 400 metros quadrados.

Visando aumentar a quantidade de áreas verdes e reduzir o efeito de ilha de calor, a Câmara Municipal da quinta maior cidade brasileira sancionou a Lei Municipal 18.112/2015, que estipula diretrizes para o plantio degramas, hortaliças, arbustos, arbusto e árvores de pequeno porte nas lajes dos edifícios.

A nova lei também prevê a construção de reservatórios para a captação de água pluvial em novas edificações comerciais e residenciais que tenham mais de 500 metros quadrados de projeção e mais de 25% do terreno impermeabilizado. A água captada pode ser usada para a descarga nos banheiros, regar as plantas ou lavar as calçadas, além disso, os reservatórios de retardo ajudar a evitar alagamentos, retendo temporariamente parte da água para que o sistema de drenagem urbano não seja sobrecarregado.

Outra mudança que a lei estipula é o recuo frontal de dois metros em qualquer nova edificação adjacente a alguma das 340 praças e parques da capital, espaço que será usado para o plantio de árvores.

Acesse a Lei Municipal 18.112/2015 aqui.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Recife aprova lei que torna obrigatórias as coberturas verdes em edifícios com mais de 4 pavimentos" 16 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765493/recife-aprova-lei-que-torna-obrigatorias-as-coberturas-verdes-em-edificios-com-mais-de-4-pavimentos> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.