Centro Maria Antonia promove debate sobre a restauração da Vila Itororó

O Centro Universitário Maria Antonia promove, hoje, às 19h30, um debate com Benjamin Seroussi, Alexander Römer e Renato Cymbalista, sobre a restauração da Vila Itororó, localizada em São Paulo.

Concebida no início do século XX pelo imigrante português Francisco de Castro como moradia para os operários da região da Bela Vista, a Vila Itororó é, além de patrimônio histórico da capital paulista, testemunha das transformações da cidade. Seu restauro implica não apenas desafios técnico-arquitetônicos, mas também um debate público a respeito de diferentes concepções de cidade. O processo de restauro da Vila não pretende regressar a um passado distante ou desvincular-se dos recentes acontecimentos, mas trabalhar no presente a história do local.

Como primeira atividade a ser realizada no galpão da Vila Itororó, o coletivo ConstructLab foi convidado para construir de forma colaborativa módulos e equipamentos básicos para o local. Essa primeira estrutura contará com espaços destinados a leitura, descanso, lazer, reuniões e assembleias.

Os debatedores discutem, entre outros temas, as possibilidades temporárias e reversíveis de ocupação de um espaço, através do uso feito pelas pessoas ao construí-lo coletivamente. O debate será uma oportunidade para arquitetos, designers, artistas e todos os interessados no assunto não apenas conhecerem o trabalho em processo na Vila Itororó, como também pensarem sobre alternativas mais inclusivas de apropriação do espaço público.

Sobre os participantes

Benjamin Seroussi é curador da Vila Itororó, canteiro aberto, um projeto integrado à renovação da Vila Itororó que consiste na criação de um centro cultural temporário no canteiro de obras. O intuito deste espaço é discutir e testar os usos presentes e futuros da Vila Itororó.

Alexander Römer faz parte do coletivo ConstructLab, grupo cujo trabalho se realiza em espaços vazios ou em construções, transformando-os por meio de estruturas simples ou unidades móveis, sem deixar de considerar o uso feito pelas pessoas ao construí-lo coletivamente.

Renato Cymbalista é professor da FAU-USP, presidente do Instituto Pólis, coordenador do núcleo de urbanismo do Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais e editor adjunto da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais.

Debate Vila Itororó, Canteiro Aberto

  • Data: 16 e abril, quinta-feira
  • Horário: 19h30
  • Local: Centro Universitário Maria Antonia
  • Endereço: Rua Maria Antonia, 258 e 294, Vila Buarque, São Paulo-SP
  • Entrada gratuita

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Centro Maria Antonia promove debate sobre a restauração da Vila Itororó" 16 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765483/centro-maria-antonia-promove-debate-sobre-a-vila-itororo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.