Escritório em Son Bugadelles / RipollTizon

Escritório em Son Bugadelles / RipollTizon - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: RipollTizon; RipollTizon
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1019
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Hevia
  • Colaborador: Pablo García (arquiteto)
  • Arquiteto Técnico: Antoni Arqué
  • Engenharia Estrutural: Jorge Martín
  • Serviços De Construção: Grupo Tesla Ingeniería
  • Construtora: Aqualogy S.A.
  • Cliente: Hidrobal, Gestión de Aguas de Baleares S.A.U.
  • Arquitetos Responsáveis: Pep Ripoll - Juan Miguel Tizón
  • Cidade: Calvià
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício da empresa de gestão de água Hidrobal está localizado no Parque Industrial de Calvia, num terreno de esquina próximo a edifícios industriais e depósitos. A nova sede abriga escritórios e áreas de atendimento aos clientes da empresa.

O projeto destina-se a reconhecer o lugar e estabelecer um diálogo com o entorno apesar do fato de que seu uso tenha pouco a ver com os outros de uma área industrial.

© José Hevia

Desde o início do projeto considerou-se um volume compacto, ajustado aos limites do lote, herméticos e com acabamentos semelhantes aos utilizados nos edifícios industriais ao redor. A próxima decisão foi gerar um vazio no canto do terreno, com a intenção de liberar um espaço de onde o acesso ao edifício seria feito.

© José Hevia

As áreas de atendimento ao cliente, sala de reuniões e da gerência são organizadas em relação direta com a praça de entrada. Pretende-se que os escritórios representativos do edifício desfrutem de certos privilégios em termos de layout, tipo de aberturas e relações visuais entre interior e exterior. Esses escritórios estão relacionados de forma expressiva com o espaço público, construindo um filtro entre interior e exterior. Essa "membrana" ou "fachada densa" contrasta com o perímetro do edifício não relacionado com a praça de entrada, que fornece uma imagem sólida e hermética.

Gostamos de pensar que o edifício tem algo a ver com um baú aberto: um recipiente sólido e austero que evidencia e oferece seu conteúdo.

Planta Baixa

O programa é organizado por estacionamento e áreas de depósito no subsolo; os escritórios técnicos e área de serviço ao cliente no piso térreo; escritórios de gestão e direção no primeiro pavimento.

© José Hevia

O projeto é construído de uma forma pragmática, com a sinceridade construtiva e clareza material que seria de se esperar num edifício industrial. A necessidade de manter um orçamento apertado levou a uma simplificação dos materiais e sistemas construtivos que foram usados.

No exterior, uma "grade" de concreto armado, de diferentes escalas, relaciona os principais espaços de escritórios com a praça. A fachada que não está diretamente relacionada com o espaço público é construída com uma superfície contínua de chapa de aço ondulada.

© José Hevia

Os diferentes espaços interiores são projetados de forma unitária utilizando um piso contínuo, painéis de madeira em forros falsos e caixilhos de madeira laqueada, combinadas com painéis de vidro transparentes ou translúcidos. Pretende-se que a representatividade necessária para cada espaço individual seja conseguida através das suas dimensões e sua relação com o exterior.

Perspectiva Axonométrica

O compromisso social do cliente também requeria obter a etiqueta de eficiência energética "A". Isso foi conseguido através do controle da orientação dos diferentes espaços, utilização de filtros solares, construção de uma envoltória contínua com alta capacidade de isolamento e a utilização de equipamentos de ar condicionado de alta eficiência e sistemas técnicos.

© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Área Industrial de Calvià, Carrer Alacant, 30, 07183 Calvià, Ilhas Baleares, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório em Son Bugadelles / RipollTizon" [Office in Son Bugadelles / RipollTizon] 20 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/765399/office-in-son-bugadelles-ripolltizon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.