Em foco: Gregori Warchavchik

Hoje, 2 de abril, celebramos o 123° ano de nascimento do arquiteto ucraniano (naturalizado brasileiro) Gregori Warchavchik. Nascido em Odessa, cidade ao sul da Ucrânia, às margens do Mar Negro, Warchavchik veio para o Brasil em 1923, onde, pouco tempo depois, em 1928, concluiria aquela que é considerada a primeira casa modernista brasileira.

Formado pelo Instituto Real de Belas Artes de Roma em 1920, o arquiteto ucraniano, assim como outros nomes de peso da arquitetura europeia, deixa o velho continente e vê na América novo lar. Porém, diferentemente de Richard Neutra, por exemplo, que deixa para trás Viena e se instala em Chicago, Warchavchik chega a um país que, à época, pouco reconhecia a função de um arquiteto.

Gregori Warchavchik. Fonte da imagem: paulistanice.com

Por mais inoportuno que o cenário pudesse parecer para um europeu, o arquiteto encontra um fervilhante grupo de intelectuais modernistas em São Paulo, com os quais logo entra em contato e começa a se relacionar.

Casa da Rua Itápolis. Cortesia de Casas Brasileiras

Entre seus primeiros projetos residenciais no Brasil estão a Casa da Rua Santa Cruz e a Casa da Rua Itápolis, de 1928 e 1930, respectivamente. Estas foram obras que, pelo pioneirismo, marcaram o modernismo no país, abrindo espaço a uma fértil produção que caracterizou as décadas seguintes.

Interior da Casa da Rua Itápolis

Confira a seguir alguns projetos de Gragori Warchavchik e o manifesto "Acerca da Arquitetura Moderna":

Clássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Santa Cruz / Gregori Warchavchik

Clássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Itápolis / Gregori Warchavchik

Clássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Bahia / Gregori Warchavchik

27 Dois blocos prismáticos justapostos lateralmente através de uma parede comum elevam-se sobre um declive de onze metros. Deslocam-se entre si e definem alturas diferentes. O mais alto deles ultrapassa um pavimento em relação ao outro.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Barão de Limeira / Gregori Warchavchik

Manifesto: Acerca da Arquitetura Moderna / Gregori Warchavchik

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Em foco: Gregori Warchavchik" 02 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764818/em-foco-gregori-warchavchik> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.