Escola e Memorial de Santa Rosa de Constitución / LAND Architects

Escola e Memorial de Santa Rosa de Constitución / LAND Architects - Mais Imagens+ 40

Constitución, Chile
  • Arquitetos: LAND Arquitectos; LAND Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sergio Pirrone
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, CHC, Cordillera/Crest, Norglas, Tecnopanel, VEKA
  • Engenheiro Estrutural: Yuri Torres
  • Construtora: Proessa SA
  • Arquiteto: Javier Lorenzo
  • Cidade: Constitución
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Sergio Pirrone

Descrição enviada pela equipe de projeto. No dia 27 de fevereiro de 2010, o Chile foi atingido por um terremoto de 8,8 graus na escala Richter, além de um tsunami. Estes eventos impactaram fortemente a região centro-sul do país, onde a cidade de Constitución e a Escola Santa Rosa, estão localizadas. A cidade costeira de Constitución foi uma das cidades mais devastadas do país, com 80% do centro histórico da cidade destruído. A Escola Santa Rosa perdeu cerca de 50% de suas instalações alocadas dentro de uma antiga construção em adobe.

Planta Baixa

A equipe do LAND Arquitectos trabalhou em conjunto com empresas do setor privado e ONGs locais desde os estágios iniciais para resolver as necessidades imediatas, no fornecimento de soluções de emergência, até a produção de soluções permanentes. Estas soluções permanentes envolveram não só a reconstrução da escola, mas também a construção de um melhor entorno, uma peça urbana para a cidade destruída.

© Sergio Pirrone

Cerca de um ano mais tarde, uma parceria público-privada para custear a reconstrução da Escola Santa Rosa se materializa. Nossa equipe enfrenta a tarefa de reconstrução, resolvendo diferentes necessidades que o projeto arquitetônico poderia alcançar simultaneamente: reabilitar e peça urbana do centro da cidade histórica, reabilitar a identidade local, melhorar as condições do ambiente de aprendizagem e considerar os desafios de construção no contexto de pós desastre. Estes detalhes do projeto serão explicados com mais detalhes abaixo.

Detalhe

Escola e Memorial de Santa Rosa de Constitución / LAND Architects - Mais Imagens+ 40

Arquitetura e reabilitação urbana + Reabilitação de identidade local

Perguntamo-nos: como poderíamos contribuir a partir da escala local para a reconstrução da cidade através de uma contribuição para o tecido urbano? E como poderíamos construir um ambiente que pudesse melhorar o desempenho do ensino e da aprendizagem? 

Para atingir estes objetivos, propusemos três estratégias:

A primeira estratégia seria a criação de uma praça pública para a cidade recuando a fachada do edifício cerca de 4 metros, ao mesmo tempo mantendo uma fachada contínua que resgata o elemento formal pré-existente e típico do edifício antigo em adobe no centro histórico, liberando 140 metros quadrados de espaço público para o centro da cidade. Além disso, a praça é o principal acesso à escola.

© Sergio Pirrone

A segunda estratégia é conter o espaço da praça com um elemento escultórico que ao mesmo tempo abriga a capela da escola. Este elemento escultórico foi inspirado por formações rochosas típicas locais, vistas ao longo da costa da cidade.

Model

Além disso, a capela como um elemento escultórico representa um memorial para as vítimas da catástrofe.

Utilizamos madeira de pinus locais como o principal material para o projeto e mobiliário, promovendo e incentivando o uso da madeira na reconstrução da cidade como parte da reconstrução uma identidade com materiais que são acessíveis localmente e usando técnicas de construção facilmente replicáveis.

© Sergio Pirrone

Arquitetura e Educação

A terceira estratégia foi usar técnicas de arquitetura sustentável passiva para aumentar o conforto dentro das salas de aula, aumentando a eficiência energética no isolamento térmico, sem painéis térmicos nas janelas. Demos ênfase especial à qualidade da luz através de claraboias com difusores de luz no teto das salas.

Model

Nos espaços externos, todos os volumes são revestidos com pinho não polido, instalado como fachadas ventiladas e pintado em branco para "envelhecer" de forma gradual até tornar-se um pinho envelhecido naturalmente, na cor cinza, garantindo durabilidade.

© Sergio Pirrone

Escola e Memorial de Santa Rosa de Constitución / LAND Architects - Mais Imagens+ 40

Arquitetura e Emergência

A estrutura do edifício é construída por um sistema de painéis pré-fabricados de madeira com isolamento térmico, vigas e pilares de concreto pré-moldado permitindo grandes vãos e liberando os interiores de colunas adicionais.

Diagrams
Diagrams

A seleção destes materiais estruturais de baixo custo e pré-fabricados se deram pela necessidade de encurtar o tempo de reconstrução e reduzir o trabalho, considerando a escassez de mão de obra no período de reconstrução pós-terremoto.

© Sergio Pirrone

O programa da nova área reconstruída inclui: acesso principal à escola, área de administração, escola e pré-escola, sala multiuso, sala de informática, banheiros, capela, copa e cozinha, pátio infantil, pátio de jantar, estacionamento e acesso ao estacionamento aberto para a cidade de Constitución.

© Sergio Pirrone

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Constitución, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola e Memorial de Santa Rosa de Constitución / LAND Architects" [Santa Rosa de Constitución School and Memorial / LAND Arquitectos] 04 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764775/escola-e-memorial-de-santa-rosa-de-constitucion-land-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.