O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Memorial
  4. Chile
  5. LAND Arquitectos
  6. 2013
  7. Escola e Memorial de Santa Rosa de Constitución / LAND Architects

Escola e Memorial de Santa Rosa de Constitución / LAND Architects

  • 19:00 - 4 Abril, 2015
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Escola e Memorial de Santa Rosa de Constitución / LAND Architects
Escola e Memorial de Santa Rosa de Constitución / LAND Architects, © Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

© Sergio Pirrone © Sergio Pirrone © Sergio Pirrone © Sergio Pirrone + 45

  • Arquitetos

  • Localização

    Constitución, Região de Maule, Chile
  • Arquiteto

    Javier Lorenzo
  • Área

    1400.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

Descrição enviada pela equipe de projeto. No dia 27 de fevereiro de 2010, o Chile foi atingido por um terremoto de 8,8 graus na escala Richter, além de um tsunami. Estes eventos impactaram fortemente a região centro-sul do país, onde a cidade de Constitución e a Escola Santa Rosa, estão localizadas. A cidade costeira de Constitución foi uma das cidades mais devastadas do país, com 80% do centro histórico da cidade destruído. A Escola Santa Rosa perdeu cerca de 50% de suas instalações alocadas dentro de uma antiga construção em adobe.

Planta Baixa
Planta Baixa

A equipe do LAND Arquitectos trabalhou em conjunto com empresas do setor privado e ONGs locais desde os estágios iniciais para resolver as necessidades imediatas, no fornecimento de soluções de emergência, até a produção de soluções permanentes. Estas soluções permanentes envolveram não só a reconstrução da escola, mas também a construção de um melhor entorno, uma peça urbana para a cidade destruída.

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

Cerca de um ano mais tarde, uma parceria público-privada para custear a reconstrução da Escola Santa Rosa se materializa. Nossa equipe enfrenta a tarefa de reconstrução, resolvendo diferentes necessidades que o projeto arquitetônico poderia alcançar simultaneamente: reabilitar e peça urbana do centro da cidade histórica, reabilitar a identidade local, melhorar as condições do ambiente de aprendizagem e considerar os desafios de construção no contexto de pós desastre. Estes detalhes do projeto serão explicados com mais detalhes abaixo.

Detalhe
Detalhe

Detalhe Detalhe Site Plan Fachada + 45

Arquitetura e reabilitação urbana + Reabilitação de identidade local

Perguntamo-nos: como poderíamos contribuir a partir da escala local para a reconstrução da cidade através de uma contribuição para o tecido urbano? E como poderíamos construir um ambiente que pudesse melhorar o desempenho do ensino e da aprendizagem? 

Para atingir estes objetivos, propusemos três estratégias:

A primeira estratégia seria a criação de uma praça pública para a cidade recuando a fachada do edifício cerca de 4 metros, ao mesmo tempo mantendo uma fachada contínua que resgata o elemento formal pré-existente e típico do edifício antigo em adobe no centro histórico, liberando 140 metros quadrados de espaço público para o centro da cidade. Além disso, a praça é o principal acesso à escola.

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

A segunda estratégia é conter o espaço da praça com um elemento escultórico que ao mesmo tempo abriga a capela da escola. Este elemento escultórico foi inspirado por formações rochosas típicas locais, vistas ao longo da costa da cidade.

Model
Model

Além disso, a capela como um elemento escultórico representa um memorial para as vítimas da catástrofe.

Utilizamos madeira de pinus locais como o principal material para o projeto e mobiliário, promovendo e incentivando o uso da madeira na reconstrução da cidade como parte da reconstrução uma identidade com materiais que são acessíveis localmente e usando técnicas de construção facilmente replicáveis.

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

Arquitetura e Educação

A terceira estratégia foi usar técnicas de arquitetura sustentável passiva para aumentar o conforto dentro das salas de aula, aumentando a eficiência energética no isolamento térmico, sem painéis térmicos nas janelas. Demos ênfase especial à qualidade da luz através de claraboias com difusores de luz no teto das salas.

Model
Model

Nos espaços externos, todos os volumes são revestidos com pinho não polido, instalado como fachadas ventiladas e pintado em branco para "envelhecer" de forma gradual até tornar-se um pinho envelhecido naturalmente, na cor cinza, garantindo durabilidade.

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

© Sergio Pirrone © Sergio Pirrone © Sergio Pirrone © Sergio Pirrone + 45

Arquitetura e Emergência

A estrutura do edifício é construída por um sistema de painéis pré-fabricados de madeira com isolamento térmico, vigas e pilares de concreto pré-moldado permitindo grandes vãos e liberando os interiores de colunas adicionais.

Diagrams
Diagrams
Diagrams
Diagrams

A seleção destes materiais estruturais de baixo custo e pré-fabricados se deram pela necessidade de encurtar o tempo de reconstrução e reduzir o trabalho, considerando a escassez de mão de obra no período de reconstrução pós-terremoto.

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

O programa da nova área reconstruída inclui: acesso principal à escola, área de administração, escola e pré-escola, sala multiuso, sala de informática, banheiros, capela, copa e cozinha, pátio infantil, pátio de jantar, estacionamento e acesso ao estacionamento aberto para a cidade de Constitución.

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
LAND Arquitectos
Escritório
Cita: "Escola e Memorial de Santa Rosa de Constitución / LAND Architects" [Santa Rosa de Constitución School and Memorial / LAND Arquitectos] 04 Abr 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764775/escola-e-memorial-de-santa-rosa-de-constitucion-land-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.