O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Mulheres de bicicleta: A situação na América Latina

Mulheres de bicicleta: A situação na América Latina

Mulheres de bicicleta: A situação na América Latina
Mulheres de bicicleta: A situação na América Latina, Uso da bicicleta na região. Imagem © BID
Uso da bicicleta na região. Imagem © BID

No IV Forum Mundial da Bicicleta realizado em Medellín, O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apresentou o estudo "Ciclo-inclusão na América Latina e Caribe: Guia para impulsionar o uso da bicicleta", que, através da apresentação de dados sobre o ciclismo urbano em 38 cidades do continente, busca fomentar uma política "ciclo-inclusiva" em cada cidade.

Entre os dados coletados está, por exemplo, a quantidade de viagens diárias realizadas nas duas cidades que mais usam a bicicleta na América Latina: Bogotá, com 611.472 percursos, e Santiago, com 510.569.

Com a recente comemoração do Dia Internacional da Mulher (8 de março), procuramos saber quantas dessas viagens são realizadas por mulheres e como esses números variam dependendo do país.

Segundo o estudo, as três cidades latino-americanas onde as mulheres mais usam a bicicleta são: Montevidéu (40%), Córdoba (38%) e Cidade de México (38%).

Por sua vez, as três cidades com a menor participação feminina sobre duas rodas são: Santiago (17%), La Paz (15%) e Medellín (5%).

© BID
© BID

Outros dados mostrados pelos estúdio são a quantidade de quilômetros de infraestrutura para bicicletas. Nesse aspecto, as três cidades que lideram a lista são Bogotá (392 km), Rio de Janeiro (307 km) e São Paulo (270 km).

© BID
© BID

Por outro lado, o estudo também aponta uma relação entre a porcentagem de trajetos realizados em bicicleta e os quilômetros de infraestrutura cicloviária.

© BID
© BID

A pesquisa "Ciclo-inclusão na América Latina e Caribe: Guia para impulsionar o uso da bicicleta" pode ser acessada aqui.

Via Plataforma Urbana.

Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Mulheres de bicicleta: A situação na América Latina" [Mujeres en bicicleta: La situación en Latinoamérica] 31 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764611/mulheres-de-bicicleta-a-situacao-na-america-latina> ISSN 0719-8906