Recanto do escritor / Architectare

Recanto do escritor / Architectare  - Imagem 2 de 18Recanto do escritor / Architectare  - Imagem 3 de 18Recanto do escritor / Architectare  - Imagem 4 de 18Recanto do escritor / Architectare  - Imagem 5 de 18Recanto do escritor / Architectare  - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Architectare
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  31
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Autores: Flavia Quintanilha, Rodrigo Fernandes
  • Construção: K2 Engenharia
  • Luminotécnica: RBF Arquitetura da Iluminação
  • Cidade: Petrópolis
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Recanto do escritor / Architectare  - Imagem 5 de 18
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Construído para ser o recanto de um escritor, no meio da natureza, a edificação foi projetada sob o símbolo da caverna. O simbolismo da caverna é muito amplo e diversificado. Ele sugere abrigo, autoconhecimento, regresso às origens, reflexão, gestação, crescimento, libertação através do pensamento e muitos outros significados que podem ser encontrados nas mitologias dos povos mais antigos e sugerem o uso desta construção tanto como um abrigo quanto um fomentador de ideias.

Recanto do escritor / Architectare  - Imagem 6 de 18
© Leonardo Finotti
Planta Baixa
Recanto do escritor / Architectare  - Imagem 4 de 18
© Leonardo Finotti

O formato da edificação surgiu a partir da pequena área edificandi remanescente no terreno e sua configuração criou um ambiente interno aconchegante e protegido, ao mesmo tempo em que permite uma grande conexão com a natureza. Pela grande janela pode-se admirar com clareza as diversas escalas da passagem do tempo, desde as horas, passando pelos dias até as estações do ano.

Recanto do escritor / Architectare  - Imagem 3 de 18
© Leonardo Finotti

Uma vez que o escritor está lá dentro, ele tem tudo o que precisa, como em um útero e sente-se seguro o suficiente para entrar em contato com seus pensamentos mais profundos, para que, uma vez lá fora, ele se sinta renovado e cheio de ideias.

Recanto do escritor / Architectare  - Imagem 7 de 18
© Leonardo Finotti

Construído em estrutura metálica e revestido com pedras encontradas no próprio terreno, o volume abriga um quarto, um banheiro e uma pequena copa. Recebe cobertura de telha metálica e esquadrias de alumínio e vidro. Para aquecer o ambiente, foram utilizados piso e forro do teto de tábua corrida de Peroba do Campo. Apesar de ter sido concebido para um escritor, este projeto pode ser bem aproveitado por todos aqueles dispostos a entrar em contato com si mesmo.

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 23 março, 2015

Recanto do escritor / Architectare  - Imagem 2 de 18
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Recanto do escritor / Architectare " [Writer´s Retreat / Architectare] 16 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764274/recanto-do-escritor-architectare> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.