SASP Campinas promove debate sobre o Estatuto da Metrópole

O esforço de viabilizar a aplicação do Estatuto da Metrópole será o tema de debate que o SASP (Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo) promove na próxima segunda-feira, 23 de março, na sua Regional de Campinas. Os presentes discutirão como a categoria pode colaborar para a proposta virar realidade e garantir diretrizes gerais para planejamento e gestão do desenvolvimento urbano nas regiões metropolitanas. O evento também fará uma homenagem ao ex-deputado federal Zezéu Ribeiro, que morreu no dia 24 de fevereiro e foi relator quando o tema ainda era um projeto de lei na Câmara.

Para o debate, estão confirmadas as participações do professor da Pós Graduação em Urbanismo da PUC de Campinas (PUCCAMP) e ex-presidente do SASP, Wilson Ribeiro, e o ex-secretário de Habitação de Campinas, Ari Vicente Fernandes, além de Jayça Lima Santana, doutoranda em Planejamento Urbano da Universidade de Coimbra (Portugal).

O Estatuto da Metrópole foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff no dia 13 de janeiro, após ser aprovado no Congresso. A lei estabelece diretrizes para planejamento, gestão e execução das funções públicas de interesse comum nas regiões metropolitanas e também em aglomerações urbanas instituídas pelos estados. A norma ainda fixa critérios para o apoio da União a ações que envolvam a chamada governança Inter federativa no campo do desenvolvimento urbano.

O estatuto também prevê mecanismos para a gestão compartilhada de regiões metropolitanas, como planos de desenvolvimento integrado, consórcios públicos, convênios de cooperação, contratos de gestão, parcerias público-privadas Inter federativas e compensação por serviços ambientais.

Debate sobre o Estatuto da Metrópole e homenagem a Zezéu Ribeiro

  • Data: segunda-feira, 23 de março
  • Horário: a partir das 18h30
  • Local: Sede da Regional de Campinas do SASP
  • Endereço: Rua Bernardo José Sampaio, 260, Botafogo, Campinas – SP
  • Informações: (19) 3325-4178 e (19) 3325-4226
  • E-mail: campinas@arquiteto-sasp.org.br

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "SASP Campinas promove debate sobre o Estatuto da Metrópole " 21 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764210/sasp-campinas-promove-debate-sobre-o-estatuto-da-metropole> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.