O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Rua da Estrada do Brasil / Álvaro Domingues

Rua da Estrada do Brasil / Álvaro Domingues

Rua da Estrada do Brasil / Álvaro Domingues
Rua da Estrada do Brasil / Álvaro Domingues, Imagem via Álvaro Domingues
Imagem via Álvaro Domingues

A Rua da Estrada do Brasil é hiper-realista. Aquilo que noutro lugar seria apenas uma mínima manifestação de qualquer coisa apenas esboçada, toma aqui um visual transbordante como nos ambientes da realidade aumentada: estacionar na berma pode ser de frente, de lado e de viés; as cores e as letras multiplicam-se numa cacofonia de signos, códigos e suportes fixos ou ambulantes; o asfalto vai incerto por esbatidos limites de vias, valetas e passeios. Nos fios que se penduram nos mesmos postes, Ariadne não saberia encontrar solução para Teseu que até podia não ser comido pelo Minotauro mas morreria electrocutado ou permaneceria eternamente no labirinto sem nunca perceber se o fio era de telefone, de electricidade, fibra óptica ou pesca à linha.

 Na vez da limpeza técnica e asséptica do tudo igual, alinhado, certinho, regulado…, vai a aventura da vida de todos os dias, a (re)construção constante de regras de partilha das coisas e dos espaços - tu não me pisas, eu não te dou caneladas, tu não me roubas a bicicleta. Não será o paraíso e, se por distracção ou exotismo parecer que é, logo virão as serpentes que se escondem em todos os cantos desta tropicália oferecendo fruta do toutiço da Carmen Miranda.

Projectado por Niemeyer, o Palácio da Alvorada ganhou esse nome porque o Juscelino Kubitschek terá dito "que é Brasília, senão a alvorada de um novo dia para o Brasil?". Eram tempos modernos férteis de utopias e de construção do futuro mais que perfeito. Agora, Alvorada também é nome de loja de rações para cães e gatos. Os tempos mudaram mesmo.

Me parece que nem uma coisa nem outra são boas para os brasileiros. Que venha então a primeira luz do dia e os desfiles prá ver a banda passar cantando coisas de amor como canta o Chico.

A série de textos do livro A Rua da Estrada é publicada  no Correio do Porto

Sobre este autor
Álvaro Domingues
Autor
Cita: Álvaro Domingues. "Rua da Estrada do Brasil / Álvaro Domingues" 12 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763471/rua-da-estrada-do-brasil-alvaro-domingues> ISSN 0719-8906