Sesc Pompéia de Lina Bo Bardi é tombado pelo IPHAN

O famoso conjunto do Sesc Pompéia, projeto de requalificação de uma antiga fábrica de tambores liderado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, foi, nesta quinta-feira, incluído na lista de edifícios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Os edifícios, já protegidos pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), entram agora para a lista de obras protegidas em âmbito nacional, tendo sido aprovados unanimemente pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

Ícone da arquitetura moderna e brutalista nacional, o projeto teve início em 1986 e consiste na reforma e requalificação dos antigos galpões da fábrica de tambores da Pompéia e na construção de dois grandes prismas retangulares de concreto que abrigam as áreas esportivas e uma torre cilíndrica onde se localiza a caixa d’água do conjunto – todos de concreto aparente.

O complexo se une agora a uma seleta lista de obras paulistanas protegidas pelo IPHAN, entre as quais estão, entre outras, o MASP, também de Lina Bo, as casas de Gregori Warchavchik na Vila Mariana, na Rua Itápolis e na Rua Bahia e a Estação da Luz.

Reveja a seguir o projeto do Sesc Pompéia em nossa seção de Clássicos da Arquitetura:

Clássicos da Arquitetura: SESC Pompéia / Lina Bo Bardi

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Sesc Pompéia de Lina Bo Bardi é tombado pelo IPHAN" 06 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763334/sesc-pompeia-de-lina-bo-bardi-e-tombado-pelo-iphan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.