Casa Klein / Atelier Metropolitano

Casa Klein / Atelier Metropolitano - Mais Imagens+ 18

Rio de Janeiro, Brasil
  • Colaboradores: Arq. Leandro Balbio, Arq. Murilo Barbieri, Arq. Allan Areano
  • Área Do Terreno: 1942.40 m²
  • Autor: Jorge Mario Jáuregui
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Gabriel Jáuregui

Descrição enviada pela equipe de projeto. O nome desta casa deriva do fato de ter sido inspirada no esquema da superfície topológica definida pela "garrafa de Klein", cuja característica principal é a criação de uma interioridade que garante a continuidade interior-exterior. Através de uma sucessão de croquis derivados da leitura da estrutura do lugar e do diálogo com Caio Blat, e depois confrontados com o diagrama de Klein, é definido um esquema organizativo que contém um principio de coerência tanto estética quanto funcional.

Trata-se da configuração de um delicado organismo, atravessado por fluxos: luz, vento, sons da floresta, o movimento, o tempo.

Croqui

Este espaço para um casal de artistas, destinado a habitação e a relações sociais, se apoia delicadamente no terreno buscando uma mínima "ferida" na casca natural. E se estende numa série de plataformas dispostas em função das visuais sobre o entorno, das árvores existentes, das condicionantes topográficas e da vontade expressiva.

A casa foi concebida como uma sequência inter-relacionada de exterior-interior-exterior, interligada por escadas-conectores.

© Gabriel Jáuregui

Uma flexível distribuição programática se desenvolve no interior; uma pele de vidro é desdobrada em função das vistas externas e internas, permitindo tanto integração quanto graus de privacidade desejados, ao mesmo tempo em que conecta e articula espaços de usos contínuos.

Corte

A casa está desenhada por um sítio de forte componente natural na ladeira do "Morro dois irmãos", uma pedra emblemática do Rio de Janeiro, junto com o Cristo e o Pão de açúcar; terreno de forte pendente, densa vegetação e vistas para o pôr do sol das lagoas, da Barra, e o mar.

© Gabriel Jáuregui

Um sanduíche de duas estreitas lajes define um espaço que possibilita visuais horizontais e diagonais para e desde o entorno.

A pele de vidro protegida pela sombra das árvores cria uma membrana protetora onde modulações espaciais definem distintas possibilidades de usos.

© Gabriel Jáuregui

Situações diferenciadas de continuidade exterior-interior-exterior "nuanceiam" uma promenade arquitetural que parte do terreno natural indo até os terraços-mirantes, um gramado e outros decks de madeira.

Se a "Casa das Canoas" de Oscar Niemeyer representa uma sensualidade tropical materializada com refinamento formal e simplicidade tecnológica, esta casa propõe uma amálgama entre artifício e natureza, entre sensível e inteligível, mantendo a preocupação com o rigor formal e a simplicidade tecnológica.

Planta Baixa

Partido Adotado

O projeto elaborado em dialogo com Caio teve como referência principal a sua adaptação à topografia, a conservação de todas as árvores existentes e o desfrute dos magníficos visuais. Por estes motivos a distribuição dos usos adquire uma forma livre e quase orgânica no terreno, se “encaixando” entre as árvores. A conexão entre habitações é feita mediante escadas, rampas e decks suspensos que incorporam a paisagem. Os materiais de muros de arrimo, piscina, lago e jardineiras são as próprias pedras encontradas no terreno.

© Gabriel Jáuregui

A casa é concebida como uma "caixa fotográfica" posicionada com vistas sobre a paisagem.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Klein / Atelier Metropolitano" [Casa Klein / Atelier Metropolitano] 04 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763146/casa-klein-atelier-metropolitano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.