UFPE lança concurso de projetos para o Centro de Tecnologia e Inovação em Meio Ambiente e Água

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) lançaram um edital um concurso público nacional de projetos de arquitetura para construção do edifício sede do Centro de Tecnologia e Inovação em Meio Ambiente e Água (L’Acqua).

Equipes de qualquer região do país podem se inscrever até 11 de março e enviar propostas até 18 do mesmo mês. O grupo vencedor ganhará um financiamento de R$ 105 mil para elaborar e entregar o projeto em até 90 dias. O edital do concurso pode ser acessado no site da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo da UFPE.

O L’Acqua, iniciativa conjunta da UFPE e da Compesa, é um empreendimento que busca a integração entre a academia e a iniciativa privada. Nesse sentido, as duas instituições firmaram uma parceria que tem como propósito a constituição de um laboratório direcionado ao futuro tecnológico, assumindo um protagonismo no desenvolvimento de inovações na abordagem e no enfrentamento das questões relacionadas à gestão de águas e meio ambiente, tanto no campo operacional, assumido pela Compesa, como no domínio da pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, sob responsabilidade da UFPE. A ideia é que o L’Acqua se torne uma referência tecnológica, nacional e internacional, no desenvolvimento de soluções inovadoras em projeto, implantação e manutenção de sistemas, redes e serviços públicos de tratamento e distribuição de águas e de esgotamento sanitário.

O edifício, que será construído do campus Recife da UFPE, vai servir como uma vitrine onde serão destacadas as principais características da iniciativa: integração universidade-empresa e valorização estratégica da água e meio ambiente. Para esse fim, a sede do L’Acqua deverá agregar uma série de premissas tecnológicas em sua concepção e realização, com o emprego extensivo de soluções que busquem eficiência energética (economia de energia, conforto térmico bioclimático); o uso de fontes alternativas de energia (energia solar, energia eólica, recuperação de energia cinética); a economia de água (equipamentos com baixo consumo, redução de uso, reuso de águas); o manejo de águas pluviais(armazenamento e uso de águas de chuvas); entre outras.

De acordo com o coordenador do concurso, o professor do Departamento de Engenharia Elétricada UFPE Frederico Nunes, a iniciativa de criar o L’Acqua é pioneira no país. “O edital visa dar o pontapé inicial no intercâmbio com a sociedade e trazer as ideias da comunidade para o problema da gestão da água. Queremos atrair pesquisadores e estudantes de todas as áreas”, explica. O professor comenta ainda a importância de trazer à tona o debate da gestão de recursos hídricos: “O problema da água é relevante no Brasil e no mundo. Pernambuco, particularmente, sofre bastante com escassez de recursos hídricos por questões geográficas. Por isso, a Universidade precisa focar com urgência sua expertise na questão para que possamos apresentar elementos técnicos e criar soluções”.

Para mais informações sobre o concurso, acesse o edital aqui.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "UFPE lança concurso de projetos para o Centro de Tecnologia e Inovação em Meio Ambiente e Água" 27 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762969/inscricoes-abertas-para-concurso-de-projeto-do-centro-de-tecnologia-e-inovacao-em-meio-ambiente-e-agua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.