Casa em Estoril / TARGA atelier

Casa em Estoril / TARGA atelier - Imagem 2 de 24Casa em Estoril / TARGA atelier - Imagem 3 de 24Casa em Estoril / TARGA atelier - Imagem 4 de 24Casa em Estoril / TARGA atelier - Imagem 5 de 24Casa em Estoril / TARGA atelier - Mais Imagens+ 19

Casa em Estoril / TARGA atelier - Imagem 7 de 24
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de reabilitação da Casa no Estoril tomou como ponto de partida o layout pré-existente que apresentava desde logo algumas qualidades espaciais relevantes a manter e a explorar. Por outro lado foi necessário adaptar a casa à realidade contemporânea, para que se tornasse funcional e em sintonia com as exigências de conforto expectáveis.

Casa em Estoril / TARGA atelier - Imagem 4 de 24
© Francisco Nogueira
Casa em Estoril / TARGA atelier - Imagem 24 de 24
Corte

O espaço central assume-se como o elemento agregador, minimalista e depurado, tentando através das escadas, num só gesto contínuo e fluído, interligar os dois pisos de carácter claramente distinto: o piso 0 onde se encontram as funções sociais da casa, é bastante permeável e todos os espaços que o pontuam estabelecem uma relação de complementaridade com o hall central quadrangular. A estante de livros intersecta a volumetria e confere uma escala mais humana que contrapõe a linha orgânica da guarda.

Casa em Estoril / TARGA atelier - Imagem 11 de 24
© Francisco Nogueira
Casa em Estoril / TARGA atelier - Imagem 22 de 24
Planta Baixa

A entrada principal marca a descoberta do grande espaço com duplo pé direito e dos espaços circundantes (sala de estar e sala de jantar em extremos opostos) com a cozinha a ganhar novas proporções e a fechar o último lado do quadrado. O piso 1 funciona como uma espécie de deambulatório que permite aceder aos quartos e espreita sobre o hall de entrada. A opção das cores e dos materiais teve como principais objetivos enfatizar a simplicidade das geometrias criadas e dignificar a qualidade das pré-existências.

Casa em Estoril / TARGA atelier - Imagem 17 de 24
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Estoril / TARGA atelier" [House in Estoril / TARGA atelier] 23 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762638/casa-em-estoril-targa-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.