Curso “LINA BO BARDI das ideias à construção: arquitetura, desenho industrial e ação cultural”

Curso “LINA BO BARDI das ideias à construção: arquitetura, desenho industrial e ação cultural”

Promovido pela Escola do MASP, o curso LINA BO BARDI – das ideias à construção: arquitetura, desenho industrial e ação cultural abordará a vida e a obra da arquiteta Lina Bo Bardi, nascida na Itália em 1914 mas que escolheu o Brasil para viver e trabalhar desde 1947.

Falecida em 1992, Lina é autora do projeto do edifício do MASP entre outras obras significativas para as instituições Culturais como o MAM da Bahia e o Sesc Pompéia. A proposta abordará o contexto histórico e cultural dos principais trabalhos realizados pela arquiteta nos campos da arquitetura e do desenho industrial.

O curso, ministrado pela professora Marina Mange Grinover, será dividido em três blocos a partir da cronologia da obra da arquiteta. Os temas da arquitetura, do desenho industrial e do trabalho nas editorias de arte serão a base para examinar a história da arquiteta, seus projetos e obras em diálogo com o meio cultural. Esclarecendo a posição intelectual da arquiteta de esquerda, humanista e de valorização da cultura popular em diálogo com a cultura moderna, o curso se desenvolve definindo Lina Bo Bardi como uma personagem importante para a cultura Brasileira, dado que sua formação generalista proporcionou uma multiplicidade de campos de atuação profissional.

CRONOGRAMA DAS AULAS

Aulas 1 e 2
Primeiro bloco - Da Itália ao Brasil: a formação e a atuação da arquiteta no grupo de intelectuais de vanguarda e resistência da Itália, durante a segunda guerra mundial (1939 a 1946)

Aulas 3 a 5
Segundo bloco - Brasil Moderno: Os diálogos com a vanguarda modernista paulista e carioca nos anos 50.As aulas abordam a posição da arquiteta nas instituições culturais em formação, no MASP, na FAU-USP, na UFBA e no MAM Bahia. O período vai de 1947 até 1964.

Aulas 6 a 8
Terceiro bloco - Consciência Dilacerada: Dos anos de censura à abertura política, as 3 últimas aulas vão examinar qual foi a estratégia da arquiteta para manter a atividade profissional com atitude crítica e ao mesmo tempo continuar a prática da arquitetura de forma consciente e democrática.

Marina Mange Grinover é arquiteta urbanista pela FAU USP 1993; Mestrado pela FAU-USP, em 2010, sobre Lina Bo Bardi e seus textos; Doutoranda pela FAU-USP sobre os Laboratórios de Projeto e Construção. Sócia do escritório de arquitetura Base 3 ArquitetosAssociados. Já trabalhou com Paulo Mendes da Rocha (1994) e também na Itália, com o arquiteto Vittorio Gregotti (1995). Organizou os livros Maquetes de Papel de Paulo Mendes da Rocha (2006) e Lina por Escrito (2009), ambos para a Ed. Cosac Naify. Hoje é professora de projeto na Escola da Cidade desde 2006 e na FAAP. Em 2014 recebeu da APCA Prêmio de Melhor Urbanidade 2014 com o Projeto de Reurbanização da Favela do Sapé.

LINA BO BARDI das ideias à construção: arquitetura, desenho industrial e ação cultural

  • Início das aulas: 13/05/2015
  • Término das aulas: 01/07/2015
  • Horário: Quarta-feira das 19:30 às 21:30
  • Investimento: 540,00/405,00 (estudantes, professores e aposentados)
  • Duração do módulo: 8 aulas (16 horas/aula)
  • Mais informações: Escola do Masp

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso “LINA BO BARDI das ideias à construção: arquitetura, desenho industrial e ação cultural”" 23 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762576/curso-lina-bo-bardi-das-ideias-a-construcao-arquitetura-desenho-industrial-e-acao-cultural> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.