Casas Cubo / Aleph Zero + Studio Juliano Monteiro

Casas Cubo / Aleph Zero + Studio Juliano Monteiro - Mais Imagens+ 22

Curitiba, Brasil
  • Collaborators: Lucas Issey Kodama, Arq. Ernesto Bueno, Mariana Bittencourt
  • Client: CasaLinea
  • Autores: Gustavo Utrabo, Pedro Duschenes, Juliano Monteiro
  • Cidade: Curitiba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Felipe Gomes

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os três conjuntos, com três casas cada, encontram-se num bairro mais afastado, ao norte da cidade de Curitiba, marcado pelo conflito entre a crescente demanda de habitação em série e bosques protegidos na área.

© Felipe Gomes

Propôs-se que os lotes, vizinhos entre si, não fossem unificados, mas sim tratados de maneira independente a fim de tirar proveito da legislação existente e fugir da tipologia de habitação em série paralela à rua, replicada indiscriminadamente no local.

Planta Baixa

Em cada lote, três casas conformam um bloco único, compacto, que se organiza linearmente não ocupando totalmente a testada do sítio. Tal configuração, que conforma o acesso pedonal das habitações, possibilita que o bosque preservado no fundo do lote se comunique visualmente com a rua criando uma importante relação entre o verde no interior do terreno e o espaço público.

© Felipe Gomes

Há duas tipologias distintas de casa, ambas com três pavimentos: nas extremidades do bloco a residência é conformada por três quartos e um vazio central que organiza todo o fluxo da casa; no centro a unidade possui dois quartos e um vazio maior na parte posterior.

Isométrica

A diferenciação entre as habitações, cujo objetivo é demarcar um caráter individual para cada unidade, ocorre através da composição das aberturas, dispostas de maneira não regular nas fachadas, assim como pelas diferentes cores utilizadas nas molduras das janelas. Estes “quadros” coloridos, além de funcionarem como elementos construtivos que enrijecem as alvenarias, propiciam uma mirada especifica das áreas circundantes ao sítio e modificam a tonalidade da luz que adentra o espaço.

© Felipe Gomes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas Cubo / Aleph Zero + Studio Juliano Monteiro" [Cube Houses / Aleph Zero + Studio Juliano Monteiro] 20 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762515/casas-cubo-aleph-zero-plus-studio-juliano-monteiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.