Arquitetura da Independência - o Modernismo Africano

A partir de hoje, 20 de fevereiro, o Vitra Design Museum receberá a exposição Architecture of Independence - African Modernism [Arquitetura da Independência - o Modernismo Africano], que tem curadoria do arquiteto Manuel Herz. Apresentando diversas fotografias de Iwan Baan, a mostra explora a arquitetura experimental e futurista produzida na África Central e Sub-Saariana na década de 1960, período seguinte à independência de alguns países dessa região.

O extenso catálogo da exposição abrange mais de 80 edifícios em cinco países: Quênia, Zâmbia, Gana, Costa do Marfim e Senegal. Edifícios cívicos, como bancos, estádios, memoriais e câmaras de parlamento, são bastante abordados, destacando o que o Vitra Design Museum descreve como "a relação entre a produção arquitetônica dos países e seus processos individuais de construção da nação."

Kenyatta International Conference Centre, Nairobi (Quênia), por Karl Henrik Nostvik, 1967-1973. Imagem © Iwan Baan

Architecture of Independence transmite a liberdade arquitetônica e social e o otimismo de uma região que estava ainda apreciando a partida das potências colonizadoras e construindo uma imagem ousada, imaginativa e pouco convencional da África Modernista.

Escola da Engenharia em KNUST (Kwame Nkrumah University of Science and Technology), Kumasi (Ghana), by James Cubitt, 1956. Cortesia de Alexia Webster

Herz não evita a complexa base política do tema da exposição, reconhecendo que muitos dos projetos daquela época - incluindo alguns que estão sendo exibidos na galeria do Vitra - foram projetados por arquitetos de outros países que não as nações recém independentes em questão. 

Kenyatta International Conference Centre, Nairobi (Quênia), por Karl Henrik Nostvik, 1967-1973. Imagem © Iwan Baan

Architecture of Independence — African Modernism permanecerá aberta ao público até 31 de março. Uma publicação de aproximadamente 700 páginas com o mesmo nome da exposição será lançada pela Park Books, de Zurique, ainda enquanto a mostra estiver aberta. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Arquitetura da Independência - o Modernismo Africano" [Architecture of Independence - African Modernism] 21 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762514/arquitetura-da-independencia-o-modernismo-africano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.