Jardim de Infância em Ribnica / ARHI-TURA d.o.o

Jardim de Infância em Ribnica  / ARHI-TURA d.o.o - Imagem 2 de 24Jardim de Infância em Ribnica  / ARHI-TURA d.o.o - Imagem 3 de 24Jardim de Infância em Ribnica  / ARHI-TURA d.o.o - Imagem 4 de 24Jardim de Infância em Ribnica  / ARHI-TURA d.o.o - Imagem 5 de 24Jardim de Infância em Ribnica  / ARHI-TURA d.o.o - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: ARHI-TURA d.o.o_
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jorg Ceglar
  • Equipe De Projeto: Bojan Mrežar, Renato Rajnar, Peter Rijavec
  • Consultoria De Paisagismo: Landscape d.o.o., Ljubljana
  • Engenharia Estrutural: Igra d.o.o., Sežana
  • Projeto Mecânico: PKK Biro d.o.o., Ljubljana
  • Projeto Elétrico: PKK Biro d.o.o., Ljubljana
  • Projeto De Iluminação E Consultoria: Soncesenca, Trebnje
  • Consultoria De Sustentabilidade: Mitja Košir
  • Construção: Riko d.o.o., Ljubljana
  • Custos De Costrução: 8 milhões €
  • Cidade: Ribnica
  • País: Eslovênia
Mais informaçõesMenos informações
Jardim de Infância em Ribnica  / ARHI-TURA d.o.o - Imagem 14 de 24
© Jorg Ceglar

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo era que o jardim de infância se tornasse um lugar onde um jogo arquitetônico com os espaços se mesclasse com a brincadeira das crianças. Esse é o recém-construído jardim de infância em Ribnica, o maior no país, projetado por Bojan Mrežar, Renato Rajnar e Peter Rijavec, com vinte e quatro salas de jogos, e 4.500 m² de área, onde 400 crianças podem brincar e aprender.

Jardim de Infância em Ribnica  / ARHI-TURA d.o.o - Imagem 10 de 24
© Jorg Ceglar

A convicção dos arquitetos, ao contemplar a posição do jardim de infância no mundo moderno, é que um local seguro e aconchegante é uma pré-condição para o desenvolvimento saudável de uma criança. O lugar deveria permitir à criança familiarizar-se com o mundo e a sociedade de forma tranquila e relaxada. Além disso, os espaços foram desenhados para abraçar o parque infantil no meio, imitando mãos abraçando a criança e conformando um lugar e um entorno aconchegante e seguro.

Jardim de Infância em Ribnica  / ARHI-TURA d.o.o - Imagem 3 de 24
© Jorg Ceglar

As salas destinadas às crianças mais novas quase as abraçam plenamente, enquanto as outras salas, para as idades posteriores, são mais abertas e preparam as crianças para o mundo grande e vasto, quando chegada a hora.
Os autores esperam sinceramente que o sentimento de segurança e aconchego dado às crianças no jardim de infância, possa acompanhá-las ao longo da vida.

Jardim de Infância em Ribnica  / ARHI-TURA d.o.o - Imagem 7 de 24
© Jorg Ceglar
Jardim de Infância em Ribnica  / ARHI-TURA d.o.o - Imagem 24 de 24
Corte

O complexo é dividido em dois edifícios: uma parte administrativa-comercial e outra para as crianças. Os edifícios têm fachadas noroeste- sudeste, seguindo orientações dos edifícios vizinhos e vias. Ambas edificações dividem o terreno em duas partes distintas. A parte norte da estrutura serve para o acesso e estacionamento, enquanto a sul é projetada exclusivamente para as crianças. As duas estruturas, portanto, resguardam a parte sul do lote, do norte barulhento e agitado.

Jardim de Infância em Ribnica  / ARHI-TURA d.o.o - Imagem 2 de 24
© Jorg Ceglar

O edifício administrativo- comercial é projetado em um único movimento. Sua disposição é moderna, com a planta baixa retangular, com subsolo, térreo e primeiro pavimento.

Por outro lado, a parte das crianças é tratada de forma totalmente diferente. A planta do edifício constitui-se aproximadamente uma forma de duas letras "U" ou dois bolsões ou baías, cada um com orientações diferentes. O alinhamento o edifício é ziguezagueado e adaptado às dimensões das crianças, bem como às características do lote. A orientação das salas é otimizada separadamente, em função da exposição ao sol, vistas, ruído, etc.

Jardim de Infância em Ribnica  / ARHI-TURA d.o.o - Imagem 23 de 24
Planta Baixa

Além disso, um grande cuidado foi tomado na implantação dos edifícios no espaço, levando em conta os edifícios existentes no entorno, bem como características naturais. A inspiração foi encontrada na rede existente de edifícios do centro de Ribnica, onde as casas individuais, uma por uma, seguem a estrada. Há pequenos espaços entre elas, bem como pequenas diferenças de alturas de telhados. No todo, formam uma longa rede de formas irregulares. Cada casa individual, adaptada às necessidades dos proprietários, difere do vizinho e ainda combina e pertence a uma entidade maior.

Jardim de Infância em Ribnica  / ARHI-TURA d.o.o - Imagem 6 de 24
© Jorg Ceglar

Da mesma forma, o projeto das salas individuais de jogos sucedem-se em torno do parque infantil comum. Cada uma é diferente, ainda que otimizadas para uma localização concreta, funcionando como uma parte do todo. O mesmo princípio foi utilizado para conceber o telhado, individualizando e diferenciando os volumes na grande entidade. Os arquitetos procuraram combinar o princípio e as formas conhecidas pelos habitantes de Ribnica com princípios modernos, contemporâneos da arquitetura.

Jardim de Infância em Ribnica  / ARHI-TURA d.o.o - Imagem 4 de 24
© Jorg Ceglar

Disposição do edifício administrativo-comercial

O edifício é concebido como um simples cubo atuando como um contraste ao volume infantil visivelmente diverso. A geometria rígida funciona como uma base / ponto de partida para os volumes torcidos dos edifícios infantis.

Jardim de Infância em Ribnica  / ARHI-TURA d.o.o - Imagem 16 de 24
© Jorg Ceglar

Disposição do edifício das crianças

O edifício infantil foi projetado para contrastar com o edifício administrativo-comercial. As salas são concebidas de forma divertida, exclusiva e atenciosa. Sendo assim, seguem umas às outras, sob diferentes ângulos, e conformam duas grandes baías ou bolsões que envolvem e formam, no meio, um ambiente de parque infantil de qualidade.

Jardim de Infância em Ribnica  / ARHI-TURA d.o.o - Imagem 13 de 24
© Jorg Ceglar

Os elementos arquitetônicos - os pisos, bem como as fachadas e telhados - se encontram sob ângulos distintos, de diferentes formas e criam em conjunto um jogo arquitetônico. Assim, a arquitetura proporciona o máximo possível para alimentar a imaginação. Os corredores foram projetados ao longo das alas descontínuas, fornecendo luz (norte) e faceando a natureza. Ao mesmo tempo, sua largura variável pode servir como uma sala de jogos. Além disso, o forro interno segue a linha do telhado, criando diferentes alturas.

Jardim de Infância em Ribnica  / ARHI-TURA d.o.o - Imagem 12 de 24
© Jorg Ceglar

O pé-direito é reduzido em vestiários e banheiros, enquanto aumenta em salas de jogos para abrir os espaços. Na parte mais alta da sala de jogos, locou-se uma plataforma dobrável, permitindo recursos adicionais para as salas. Em pontos de ruptura das alas o corredor é consideravelmente ampliado, conformando espaço para a área central. Uma parte do piso das salas centrais desce como um terraço, conformando um anfiteatro. O lado longo da fachada abre a área central para o parque. Tanto o interior como exterior são projetados com variedade de formas, cores, materiais, texturas, luzes, etc. Cria-se um ambiente muito rico para fornecer à criança uma diversidade de experiências.

Jardim de Infância em Ribnica  / ARHI-TURA d.o.o - Imagem 19 de 24
© Jorg Ceglar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Majnikova ulica 3, 1310 Ribnica, Eslovênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim de Infância em Ribnica / ARHI-TURA d.o.o" [Kindergarten in Ribnica / ARHI-TURA d.o.o_] 23 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762364/jardim-de-infancia-em-ribnica-arhi-tura-doo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.